Confira 10 dicas para se manter saudável durante o outono

Editoria: Alimentação Saudável

A chegada do outono é marcada pelo início da colheita, devido ao aumento dos ventos, à redução das chuvas, temperatura e umidade do ar, e a variedade de alimentos que estão no final do ciclo produtivo.  Porém, a transição de estação, do verão para o outono, pode afetar alguns aspectos da rotina, incluindo a alimentação.   …

A chegada do outono é marcada pelo início da colheita, devido ao aumento dos ventos, à redução das chuvas, temperatura e umidade do ar, e a variedade de alimentos que estão no final do ciclo produtivo. 

Porém, a transição de estação, do verão para o outono, pode afetar alguns aspectos da rotina, incluindo a alimentação.  

Por isso, o Alimente-se Bem listou 10 dicas para você adaptar o dia a dia durante essas mudanças sazonais: 

1 - Tenha uma alimentação variada 

Sempre que possível, compre os vegetais dos produtores locais

A alimentação equilibrada é aliada à saúde em qualquer época do ano. Portanto, inclua na rotina o consumo de frutas variadas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. 

2 - Hidrate-se 

Assim como no verão, nas estações mais frias, é importante manter-se bem hidratado, mesmo que não sinta tanta sede, pois o clima seco do outono pode causar ressecamento na boca, nariz e garganta, e facilitar o surgimento de infecções e alergias. 

3 - Consuma alimentos da estação 

As abóboras estão na safra do outono

Dê preferência aos alimentos frescos e da estação, pois são mais nutritivos e provenientes da agricultura biodiversa. Quando possível, adquira produtos regionais para contribuir com uma alimentação mais saudável e consciente. 

4 - Fortaleça a imunidade 

Inclua alimentos ricos em vitaminas e minerais, como frutas cítricas (ricas em vitamina C), alho, gengibre e vegetais de folhas verdes, para aumentar a imunidade. 

5 - Coma com consciência  

É normal sentir mais fome em épocas com temperatura baixa, pois o corpo precisa de mais energia para manter-se aquecido e combater as infecções que podem surgir nesse período.  

Por isso, é importante praticar a alimentação consciente ou mindful eating, que é prestar atenção nas sensações físicas, como fome e saciedade, e nos pensamentos e nas emoções, enquanto come, para ter uma experiência alimentar mais agradável, saudável e sem exageros. 

6 - Pratique atividade física  

Inclua a atividade física na rotina

A prática regular de exercícios físicos aumenta a imunidade e contribui com as células T, um tipo de glóbulo branco que protege o corpo contra infecções. No entanto, é importante se exercitar com moderação, pois atividades muito rigorosas podem ter um efeito contrário e enfraquecer o sistema imunológico. 

7 - Consuma alimentos quentes e reconfortantes 

Nos dias mais frios da estação, inclua alimentos quentes, como sopas, caldos e chás, para ajudar a temperatura do corpo. Invista em ingredientes mais saudáveis no preparo das sopas e diminua o sal e as gorduras. Já nos chás, evite a adição de açúcar

8 - Mantenha a qualidade do sono em dia 

Uma boa noite de sono possui bons efeitos ao longo do dia

Dormir bem fortalece a imunidade e mantém a saúde, pois o sono é regulado por neurotransmissores e hormônios que operam em harmonia, para ajudar a evitar que fatores externos não atrapalhem o dia. 

Quando a pessoa está acordada, a energia e os processos metabólicos se dedicam às atividades diárias, como pensar, andar e falar, por exemplo.  

9 - Evite excessos 

Diminua o consumo de alimentos processados, açúcares refinados, alimentos ricos em gorduras saturadas e bebidas alcoólicas, independente da estação.  

10 - Consulte um profissional 

Em caso de dúvidas sobre a alimentação, consulte um nutricionista para orientações individualizadas. 

Compartilhe o conteúdo e se cuide em todas as estações do ano! 

Carnaval: dicas de hidratação e boa alimentação para curtir a folia

Editoria: Alimentação Saudável

Ar livre, verão, carros alegóricos, blocos, máscaras, fantasias e diversas manifestações folclóricas fazem o Brasil entrar em ritmo de festa durante o Carnaval.  A folia envolve encontro de amigos, alegria, agitação e diversão, mas é preciso ficar atento quanto a alimentação equilibrada e nutritiva, que é rica em água, vitaminas e minerais.   Consumo de água  …

Ar livre, verão, carros alegóricos, blocos, máscaras, fantasias e diversas manifestações folclóricas fazem o Brasil entrar em ritmo de festa durante o Carnaval. 

A folia envolve encontro de amigos, alegria, agitação e diversão, mas é preciso ficar atento quanto a alimentação equilibrada e nutritiva, que é rica em água, vitaminas e minerais.  

Consumo de água 

A média de consumo de água diário é de 2 litros

Nesse período, com o calor intenso, também ocorre maior gasto de energia e perda de líquidos e minerais, por meio do suor.  

Por isso, é necessário aumentar o consumo de água. Os adultos saudáveis e sem qualquer restrição devem beber de 2 a 3 litros de água por dia.  

Porém, essa quantidade é influenciada pela idade, peso, temperatura (corporal e externa) e atividade física. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que para estimar a quantidade de água diária necessária é só multiplicar o seu peso atual por 35 ml.  

Por exemplo: uma pessoa de 70 kg deve beber uma cerca de 2,5 litros de água (35 ml x 70 kg = 2.450ml).   

Consumo de suco 

A sede é um dos mecanismos mais importantes para manter o equilíbrio hídrico do organismo.  

Quando o corpo precisa de água, os centros nervosos da parte central do cérebro são acionados e dão a sensação de sede, mas é importante não esperar sentir sede para beber água. Uma opção é sempre ter uma garrafa de água por perto

Já para quem tem dificuldade de ingerir a quantidade recomendada, uma dica é saborizar a água com frutas, especiarias ou ervas, como uma forma de estimular o consumo e evitar a desidratação. 

Além da água mineral ou saborizada, os sucos de fruta natural e a água de coco também auxiliam na hidratação. 

Aproveite as cascas das frutas para preparar sucos

Os sucos naturais possuem vitaminas e minerais e, na hora de fazer, use água filtrada ou mineral, higienize as frutas, diminua o excesso de açúcar e, de preferência, beba logo após o preparo para não perder os nutrientes.  

Receitas: 

Suco de casca de frutas 

Suco da horta 

Suco de melão com coco 

Suco de morango vitaminado 

Suco antioxidante 

Refresco de casca de melão 

Refresco tropical 

Refresco de casca de mamão com laranja 

Refresco de alface com erva-cidreira 

Delícia dourada 

Vitamina de chuchu com laranja 

Alerta ao consumo de álcool e refrigerante 

Durante a folia, o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes é bastante comum.  

O álcool inibe o hormônio antidiurético e impede que os rins retenham água, o que contribui para a desidratação, pois o corpo perde mais água que o habitual.  

Já os refrigerantes, que contêm grande concentração de açúcar e alguns com cafeína, também tem o potencial diurético. Por isso, devem ser ingeridos com moderação e nunca em substituição à água para “matar a sede”. 

Desidratação 

A desidratação ocorre quando a quantidade de perda de líquidos é maior que a reposição no organismo.  

Entre os sintomas estão: 

  • Mal-estar e fraqueza; 
  • Ressecamento de mucosas, como olhos, nariz e boca; 
  • Longos períodos sem urinar e, quando urina, há alteração da cor para amarelo escuro; 
  • Aumento da irritabilidade.  

Para prevenir a desidratação, além de ingerir água, use roupas adequadas para a estação e permaneça em ambientes bem arejados e, quando possível, na sombra. 

Mais dicas para curtir a folia 

As frutas possuem diversos nutrientes

O Alimente-se Bem separou algumas dicas aproveitar o Carnaval de forma saudável: 

  • Consuma alimentos in natura ou minimamente processados: uma variedade maior de alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes são fontes de vitaminas, minerais, fibras e água;  
  • Faça cerca de 5 refeições ao dia: opte por alimentos e preparações mais leves, e utilize com moderação açúcares, sal e gorduras;  
  • Prefira carnes magras: dê preferência a pratos assados, grelhados, cozidos em água ou vapor. 

Lembre-se: uma alimentação equilibrada, combinada com a hidratação adequada, contribui para a melhoria da qualidade de vida, nessa e em todas as épocas do ano. 

Aproveite o Carnaval com saúde e consciência!  

Aprenda a montar uma lancheira saudável e prática para a criançada levar à escola

Editoria: Alimentação Saudável

A volta às aulas é sempre um período de adaptação da rotina, tanto para as crianças quanto para os pais.   O momento envolve a compra de materiais e uniformes, o transporte e a alimentação, como a elaboração das lancheiras, que devem ser preparadas todo dia.  Para ajudar os pais ou responsáveis, o Alimente-se Bem separou …

A volta às aulas é sempre um período de adaptação da rotina, tanto para as crianças quanto para os pais.  

O momento envolve a compra de materiais e uniformes, o transporte e a alimentação, como a elaboração das lancheiras, que devem ser preparadas todo dia. 

Para ajudar os pais ou responsáveis, o Alimente-se Bem separou algumas dicas, a fim de tornar a tarefa mais fácil, prática e saudável

1. Escolha alimentos in natura  

Higienize as frutas antes de colocar na lancheira

Esses alimentos garantem à criança uma refeição nutricionalmente adequada, em relação ao ganho de vitaminas, minerais e fibras.  

Em contrapartida, os alimentos ultraprocessados, como biscoitos, salgadinhos, sucos de caixinha e refrigerantes contêm grande quantidade açúcar, sal, gordura e corantes que podem causar, para algumas crianças, reações alérgicas e outros problemas de saúde

Por isso, uma boa escolha é as frutas e algumas delas podem ser consumidas de forma prática, como banana, maçã, uva, pera e pêssego. Já outras, como abacaxi, melão e manga precisam ser cortadas com antecedência.  

2. Envolva a criança  

Preparar a lancheira juntos pode ser uma oportunidade de aumentar as habilidades manuais e gerar senso de responsabilidade na criança, bem como curiosidade e vontade de experimentar os alimentos na hora do lanche.  

Esse processo pode ser feito de várias formas e compatíveis com a idade da criança:  

Preparar a lancheira juntos é uma forma de criar um momento lúdico
  • Envolve-la em alguma preparação culinária, por exemplo o patê para passar no pão
  • Estimular a colocar os alimentos na lancheira e tirá-los, quando chegar da escola; 
  • Para saber dobre a aceitação da preparação, quando a criança chegar em casa, converse se gostou dos alimentos e como foi a hora do lanche; 
  • Permitir que a criança escolha o lanche, mas a ideia é mostrar dois alimentos saudáveis, do mesmo grupo de alimentos, por exemplo: Você prefere levar maçã ou banana? 

3. Cuidado com as porções  

As porções devem ser compatíveis com a idade e o apetite da criança, para que ela se sinta saciada ao realizar atividades, como brincar e estudar.  

Uma dica é observar a quantidade de alimentos que retorna na lancheira, caso não volte, pergunte a criança se é necessário enviar mais.  

4. Alerta no armazenamento 

É importante que os alimentos estejam conservados e seguros no momento do consumo. Uma opção é colocá-los em lancheiras térmicas, gelos recicláveis e potes com vedação adequada. 

Para inspirar, o Alimente-se Bem preparou uma sugestão de cardápio semanal* 

Segunda-feira  Água, Fatias de abacaxi e Torta verdureba 
Terça-feira Água, Banana e Bolo nutritivo de chuchu com casca  
Quarta-feira Água, Laranja e Pastel assado de talos 
Quinta-feira Água, Maçã e Petit-four de aveia 
Sexta-feira  Água, Uva e Bolo nutritivo de abobrinha 

*O Guia Alimentar para a população brasileira não recomenda o consumo de sucos para crianças menores de 2 anos. 

Se gostou do conteúdo, compartilhe! 

Verão: dietas da moda podem causar problemas de saúde na busca pelo corpo perfeito

Editoria: Alimentação Saudável

Com a chegada do verão, as pessoas frequentam mais praias e piscinas para se refrescarem, mas esses locais podem ter significados diferentes para cada uma. Algumas buscam por diversão, mas outras podem sentir vergonha ou constrangimento ao vestir trajes de banho. O desconforto provém dos padrões de beleza corporais apresentados pelas redes sociais. Esse tipo …

Com a chegada do verão, as pessoas frequentam mais praias e piscinas para se refrescarem, mas esses locais podem ter significados diferentes para cada uma.

Algumas buscam por diversão, mas outras podem sentir vergonha ou constrangimento ao vestir trajes de banho.

O desconforto provém dos padrões de beleza corporais apresentados pelas redes sociais. Esse tipo de conteúdo reforça a ideia de que um corpo perfeito é sinônimo de saúde e beleza.

Dietas da moda e consequências 

A busca pelo corpo ideal pode causar riscos à saúde

Uma das soluções apresentadas pela internet para alcançar o tal corpo perfeito são as dietas restritivas ou dietas da moda.

Essas dietas são pautadas em restrições de algum grupo alimentar, como os carboidratos, ou até mesmo em jejuns prolongados. Assim, o corpo recebe menos calorias do que o necessário para manter suas atividades essenciais.

Como consequência, as pessoas podem desenvolver fraqueza, irritabilidade, tontura, dor de cabeça, desmaio, anemia, queda de cabelo e unhas quebradiças. 

Além disso, essas dietas possuem baixa adesão ao longo do tempo e são genéricas, pois não levam em consideração as condições de saúde da pessoa, idade, atividades diárias, hábitos alimentares, entre outros fatores. 

Outra consequência, é o ciclo de culpa e de compulsão alimentar que a pessoa pode vivenciar, como uma resposta ao sofrimento imposto pela alta restrição calórica

Dicas 

Se uma das suas metas para 2024 é de adquirir hábitos alimentares mais saudáveis, confira algumas dicas que o Alimente-se Bem separou:

  1. Desembale menos 

Uma das indicações do Guia Alimentar para a População Brasileira é desembalar menos alimentos.

Por isso, durante as refeições ao longo da semana, escolha alimentos in natura ou minimamente processados ao invés dos ultraprocessados, pois eles são ricos em calorias, gorduras, sódio e açúcar, e se consumidos com frequência podem afetar a saúde. 

  1. Hidrate mais
Consuma mais água e sucos nos dias quentes

A hidratação é essencial para o funcionamento adequado do corpo, principalmente no calor, pois a água ajuda na regulação da temperatura corporal, na digestão, no funcionamento renal e no fortalecimento dos músculos. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que um adulto beba, por dia, 35 ml de água, para cada quilo de peso. Dessa forma, um adulto de 60 quilos deve beber cerca de 2 litros de água (0,35x60=2,100) diariamente. 

Alguns alimentos têm uma quantidade significativa de água, como frutas e legumes, assim como algumas preparações, sucos e sopas, por exemplo. Entretanto, não deixe de beber água.

  1. Procure um profissional capacitado
Procure um nutricionista para orientar na alimentação

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) destaca que o único profissional habilitado a prescrever dietas é o nutricionista. 

Ele auxilia corretamente no processo de:

  • Emagrecimento e mudanças de hábitos saudáveis, com um olhar nas particularidades de cada paciente, como condições de saúde, preferências e aversões alimentares, e hábitos de vida. 
  • Iniciar esse processo, acompanhar e ajustar a dieta, e, quando necessário, suplementar vitaminas e minerais. 

Com isso, há uma maior adesão a longo prazo da dieta e uma mudança de estilo de vida mais efetiva.

Caso queira pesquisar algum profissional habilitado para te ajudar, busque o nome no site do Conselho Federal de Nutricionistas

Consumo de frutas e opções de receitas refrescantes para o verão

Editoria: Alimentação Saudável

Com as altas temperaturas, algumas pessoas não sentem muito apetite. Porém, é importante manter a hidratação e optar por alimentos mais leves e refrescantes, para garantir que o corpo receba os nutrientes necessários.  Nesses dias mais quentes, uma boa escolha é as frutas que são fontes de fibras, vitaminas e minerais. A Organização Mundial da …

Com as altas temperaturas, algumas pessoas não sentem muito apetite. Porém, é importante manter a hidratação e optar por alimentos mais leves e refrescantes, para garantir que o corpo receba os nutrientes necessários. 

Nesses dias mais quentes, uma boa escolha é as frutas que são fontes de fibras, vitaminas e minerais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os adultos consumam 400 gramas de frutas e vegetais por dia, o que equivale a 5 porções.

Variedades de frutas na alimentação

Para isso, o Alimente-se Bem separou algumas opções de frutas e receitas, que estão na safra de janeiro, e são encontradas com maior facilidade e preços mais acessíveis nos comércios. Esses alimentos também se destacam por serem ricos em água, o que ajuda na hidratação. 

Abacaxi

Possui uma excelente fonte de vitamina C na casca e na polpa. Também, é uma fruta versátil, pois pode ser consumida in natura, sucos, preparações doces e até mesmo salgadas, como é o caso receita Carne Havaiana 

Além disso, por ser um alimento mais cítrico auxilia na sensação de enjoo causada pelas temperaturas altas.

Melancia

Fruta típica do verão, saborosa e ótima para ajudar na hidratação. Além disso, a casca pode ser incluída em preparações, como na Tortinha de melancia

Melão

Melão é uma das frutas da estação

É uma ótima pedida para o verão, pois é refrescante e pode ser consumido in natura ou em sucos. Outra sugestão, é utilizar as sementes, que possuem proteína, potássio, fibras e zinco, em saladas, como na receita Salada com sementes 

Coco verde 

A água de coco é aliada para manter o corpo hidratado e ajuda a repor os minerais perdidos no suor, bem como possui vitaminas e carboidratos que fornecem energia às atividades diárias. No entanto, apesar de saborosa, a água de coco não substitui a água mineral.

Tipos de corte das frutas

Você é do time que não come frutas por achar difícil descascá-las? Confira algumas dicas que podem facilitar esse processo:

  • Descascadores: utilizar descascadores específicos para frutas;
  • Método da colher: para frutas como abacate ou manga, cortá-las ao meio, remova o caroço e deslizar uma colher entre a polpa e a casca para separá-las;
  • Método das fatias: Ao invés de descascar o melão, experimente cortá-lo em fatias como a melancia para tornar o corte mais ágil e econômico.

Como descascar abacaxi

Cortar a coroa do abacaxi é o primeiro passo

Já ouviu o ditado popular “descascar um abacaxi”? Ele é usado para se referir a alguma situação que precisa ser resolvida. 

No caso da fruta, o Alimente-se Bem orienta como descascá-la com mais facilidade:

  • Com uma faca, remova a coroa do abacaxi;
  • Apoie a base da fruta em uma tábua e corte ao meio no sentido do comprimento;
  • Em cada metade da fruta, faça cortes de pequenos quadrados;
  • Agora, basta remover os quadrados com uma colher e está pronto para consumir.

Armazenamento das frutas

Se for consumir melão, melancia e abacaxi fora de casa, leve em recipientes com boa vedação, para evitar que escorra líquidos.

Outro ponto, é o tempo entre o manuseio da fruta e o consumo. Se for superior a 30 minutos, coloque na geladeira, em bolsas térmicas, perto de gelo reciclável ou de garrafinhas congeladas, a fim de garantir a segurança dos alimentos.

Com essas dicas, basta planejar suas próximas compras e saborear os benefícios das frutas na estação mais quente do ano!

Férias escolares e receitas criativas ajudam a desenvolver habilidades culinárias

Editoria: Alimentação Saudável

A infância é um momento de desenvolvimento das crianças, inclusive o de hábitos alimentares, e os pais são protagonistas nesse processo. Com a chegada das férias escolares, elas querem brincar com os amigos, e ao reunir a galera para um passeio, piquenique ou em casa, ao invés de aumentar a oferta de guloseimas, fast food …

A infância é um momento de desenvolvimento das crianças, inclusive o de hábitos alimentares, e os pais são protagonistas nesse processo.

Com a chegada das férias escolares, elas querem brincar com os amigos, e ao reunir a galera para um passeio, piquenique ou em casa, ao invés de aumentar a oferta de guloseimas, fast food e alimentos prontos, é interessante incentivar uma alimentação saudável.

Receitas para piquenique

Para isso, o Alimente-se Bem separou algumas sugestões de lanches: 

Lanches docesLanches salgadosBebidas e sorvetes refrescantes
GelagurtePizza de pão de forma integral Delícia dourada
Fofuras de inhamePão de feijão preto Sucoflor
Muffin de mirtilo Quiche de casca de abóboraSorvete de abóbora com coco

Outra opção, é incluir as crianças na cozinha para que desenvolvam habilidades culinárias. E que tal elas participarem do preparo desses lanches ou fazer disso uma brincadeira com os amigos?

Essas habilidades podem ser desenvolvidas de acordo com a faixa etária e na companhia de um adulto

Veja: 

As preparações devem ser feitas sob a supervisão de um adulto
  • Crianças menores de 2 anos: Nessa fase, elas aprendem por meio da observação. Permita que a criança segure e explore sensorialmente o alimento. Entregue a ela alimentos já higienizados, pois é bem provável que os leve até a boca. 
  • Crianças de 2 a 3 anos: Converse com a criança sobre os nomes dos alimentos e permita que ela ajude em tarefas simples como separar, colocar ingredientes e misturá-los.
  • Crianças de 3 a 6 anos: Nessa faixa etária, a criança já pode amassar e cortar massas, fazer bolinhos e auxiliar na limpeza do ambiente e dos utensílios.
  • Crianças a partir de 7 anos: Podem preparar, com supervisão de um adulto, receitas simples, como bolos e tortas, e auxiliar na limpeza da cozinha e da organização da mesa.

Importante: O que vale é a experiência de cozinhar e desenvolver as habilidades culinárias da criança, e não o resultado da receita.

Para variar no cardápio, confira o e-book Brincando com os sabores - volume 1 com receitas de café da manhã e lanches e o e-book Brincando com os sabores – volume 2 com preparações de almoço e jantar que exploram a criatividade e o lado lúdico dos pequenos.

Compartilhe o conteúdo!

Alimentação decolonial e insegurança alimentar: como interferiram até os dias de hoje

Editoria: Alimentação Saudável

Para relembrar a luta do movimento negro pelo fim da opressão causada pela escravidão, hoje, 20 de novembro, é o celebrado o Dia da Consciência Negra.  Pensando nisso, o Alimente-se Bem vai abordar sobre a alimentação decolonial, na qual valoriza os alimentos provenientes do local, o conhecimento e as técnicas de preparo utilizadas. No Brasil, …

Para relembrar a luta do movimento negro pelo fim da opressão causada pela escravidão, hoje, 20 de novembro, é o celebrado o Dia da Consciência Negra

Pensando nisso, o Alimente-se Bem vai abordar sobre a alimentação decolonial, na qual valoriza os alimentos provenientes do local, o conhecimento e as técnicas de preparo utilizadas.

No Brasil, durante a colonização, a cultura alimentar indígena e africana sofreu interferência, e com o passar do tempo surgiu o conceito decoloniedade, definido por alguns pensadores, com o propósito de resgatar os costumes dos povos originários.

Resgate da culinária africana

Daí nasce o termo alimentação decolonial, como resultado dessa busca de estabelecer um sistema alimentar que valorize os saberes e ingredientes locais.

Para contribuir com isso, uma sugestão é pesquisar os alimentos típicos da sua região, como as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), e o Alimente-se Bem separou duas receitas exclusivas: Omelete de peixinho e Semente de jaca ao vinagrete.

Insegurança alimentar 

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em 2023, há 735 milhões de pessoas no mundo passando fome e 2,3 bilhões em algum nível de insegurança alimentar. Já no Brasil, os dados apontam para 70,3 milhões de pessoas em insegurança alimentar. 

Esse cenário chama atenção para o conceito de segurança alimentar, criado pela FAO, em 1945, no contexto de fome vivenciada após a Segunda Guerra Mundial. 

O propósito é garantir, por meio de políticas públicas, o acesso físico e econômico, de forma permanente, a todos as pessoas, a alimentos emquantidade e qualidade suficientes para suprir as demandas nutricionais.

Se esse conceito foi criado em 1945, por que a fome ainda é um problema atual?

Cultivo de hortaliças de pequeno produtor

A garantia ao acesso à alimentação não é uma tarefa fácil, pois a insegurança alimentar no Brasil é um problema multifatorial

Não é possível afirmar que para acabar com a fome no mundo, basta produzir mais alimentos. Um caminho é, produzir e distribuir alimentos, de forma justa e sustentável, que estejam alinhadas com a cultura do país.

Com isso, é necessário considerar fatores como cultura, economia, sociedade e relações de poder

  1. Relações de poder 

Alimentação e relação de poder se vinculam à medida que os produtores rurais decidem quais alimentos e de que forma serão produzidos. 

E, essa relação com a terra não é de hoje, ela provém do período colonial, na qual as culturas mais produzidas no Brasil eram de cana-de-açúcar e pau brasil.

  1. Sociedade, cultura e sustentabilidade 

Com a chegada dos portugueses, o alimento começou a ser comercializado e produzido em larga escala para exportação.

Desta forma, eles tomaram o espaço da terra habitada pelos indígenas, africanos e quilombolas, bem como desconsideraram o conhecimento da produção de alimentos e as formas de preparo e de consumo.

Nesse cenário, surge o conceito de soberania alimentar como uma ampliação da segurança alimentar, e o alimento passa a ser um direito e não um meio de sobrevivência

Além disso, a soberania alimentar prioriza a produção de alimentos a partir de técnicas sustentáveis.  

Pilares da soberania alimentar

De acordo com o Fórum Mundial pela Soberania Alimentar, em 2007, há seis princípios do conceito: 

  1. Priorizar os alimentos para os povos;
  2. Valorizar os que promovem alimentos;
  3. Desenvolver conhecimentos e habilidades para trabalhar com a natureza;
  4. Localizar os sistemas alimentares;
  5. Promover o controle local.

Compartilhe o conteúdo!

Alimentos funcionais ajudam na prevenção do câncer

Editoria: Alimentação Saudável

Em 27 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data tem o objetivo de ampliar o conhecimento da população brasileira sobre a doença e as formas de prevenção.  De acordo com a ONU, em 2018, o câncer foi a segunda doença que mais causou mortes no mundo, com cerca de …

Em 27 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data tem o objetivo de ampliar o conhecimento da população brasileira sobre a doença e as formas de prevenção

De acordo com a ONU, em 2018, o câncer foi a segunda doença que mais causou mortes no mundo, com cerca de 9,6 milhões de óbitos por ano, o que representa uma em cada seis mortes.

Entre os homens, os tipos mais comuns de câncer são de pulmão, próstata, colorretal, estômago e fígado, enquanto nas mulheres são o câncer de mama, colorretal, pulmão, cervical e tireoide.

O que é o câncer 

É o crescimento desordenado de células agressivas que invadem os tecidos e os órgãos, e podem formar tumores e se espalhar para outras regiões do corpo.

O câncer não possui apenas uma causa, pois há fatores internos, relacionados ao organismo e a genética, e diversas causas externas presentes no ambiente.

Entre 80% e 90% dos casos estão associados a essas circunstâncias externas, como a condição da água, da terra e do ar; o tipo do local de trabalho; os medicamentos utilizados; a alimentação; os hábitos e o estilo de vida, dos quais são potenciais fatores de risco. 

Prevenção

Frutas fazem parte dos alimentos funcionais

Parar de fumar, evitar o sedentarismo e modificar hábitos alimentares podem reduzir em um terço das mortes por câncer. 

Uma alimentação inadequada provoca alterações de funcionalidade das células, no sistema imunológico e nos hormônios, e aumento de peso.

Por isso é importante o consumo frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e evitar os produtos ultraprocessados.

O que são alimentos funcionais?

Uma boa alimentação contribui na prevenção do câncer

Esses alimentos proporcionam diversos benefícios à saúde, além de possuir funções nutricionais básicas, como reduzir o risco e contribuir na prevenção de doenças crônicas, tipo câncer, diabetes, entre outras. 

Para ser considerado um alimento funcional, ele deve ter a aprovação da Anvisa e a demonstração de eficácia comprovada por evidências científicas.

Abaixo, veja alguns compostos funcionais e para que servem: 

ProbióticosMicroorganismos vivos que contribuem no desenvolvimento da flora intestinal.
PrébióticosFibras alimentares que ajudam a regular as funções gastrointestinais.
Ácidos graxosÔmega 3 e Ômega 6 são substâncias com propriedades terapêuticas, como anti-inflamatória e anticoagulante, e auxiliam na redução do colesterol.
LicopenoCarotenóides que possuem efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e quimioterapêuticos encontrados, principalmente, no tomate.
IsoflavonasFitoestrógenos que se concentram nas leguminosas, como a soja.
CatequinasSubstâncias que diminuem o risco de câncer e estão presentes em alimentos, como uva, morango, vinho tinto, chá verde e cacau.
Ácido fenólicoComposto orgânico encontrado em alimentos, como morango, frutas cítricas, salsa, tomate e agrião.
GlicosinolatosSubstâncias que ajudam a reduzir os riscos de câncer de mama e bexiga, e são encontradas no brócolis, na couve-flor, no repolho, no rabanete, no palmito e nas alcaparras.
Carotenóides Responsáveis pela coloração vermelha, laranja e amarela dos alimentos, e possuem função antioxidante.
FitoesteróisAção de prevenção contra o câncer em que a soja é uma boa fonte.
FlavonóidesCom atividade anti-inflamatória, eles são encontrados na polpa de frutas cítricas, como damasco, cereja e uva, e nos vegetais, como brócolis, couve, tomate e berinjela, entre outros.
Resveratrol Composto encontrado nas cascas de uvas vermelhas e roxas, amora, framboesa e no amendoim.

E-book Alimentos Funcionais 

E-book gratuito Alimentos Funcionais

O consumo desses alimentos, para a prevenção do câncer, só funciona quando faz parte de uma alimentação adequada e saudável.  

De acordo com a OMS, a população deve consumir no mínimo 400 gramas ou cinco porções por dia de frutas e hortaliças, como fator essencial na prevenção de doenças.

Para incluir esses alimentos na rotina de forma equilibrada, saborosa e econômica, o Alimente-se Bem disponibiliza o e-book gratuito Alimentos Funcionais.

A publicação é composta por 24 receitas práticas e saudáveis, e aborda de forma mais aprofundada sobre cada um dos compostos que classificam os alimentos como funcionais. 

Se curtiu o conteúdo, compartilhe! 

Saúde materna e nutrição no desenvolvimento físico e intelectual da criança

Editoria: Alimentação Saudável

A alimentação é um ponto fundamental do desenvolvimento da criança, mas, segundo dados da UNICEF*, em 2021, 340 milhões de crianças menores de 5 anos sofriam de deficiências de vitaminas e outros nutrientes essenciais para o crescimento.  No Brasil, informações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde (SISVAN), apontam que de …

A alimentação é um ponto fundamental do desenvolvimento da criança, mas, segundo dados da UNICEF*, em 2021, 340 milhões de crianças menores de 5 anos sofriam de deficiências de vitaminas e outros nutrientes essenciais para o crescimento

No Brasil, informações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde (SISVAN), apontam que de janeiro a outubro de 2021, apenas 26% das crianças, entre 2 e 9 anos, atendidas pelo SUS, realizavam as três refeições básicas do dia: café da manhã, almoço e jantar.  

Já o Ministério da Saúde registrou quase 3 mil internações de bebês, menores de 1 ano, por desnutrição, sequelas da desnutrição e deficiências nutricionais em 2022.

Os dados sinalizam um problema de saúde pública, pois os primeiros mil dias de vida de uma criança é o período de desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional que pode trazer impactos na vida adulta.

Com essas faltas nutricionais, durante o crescimento da criança, podem ocorrer problemas na memória, aprendizado e produtividade

Saúde materna 

A gestante deve manter uma boa alimentação para fornecer os nutrientes ao bebê

O artigo “Atuação do pediatra nos primeiros mil dias da criança: a busca pela nutrição e desenvolvimento saudáveis”, publicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, aborda que a nutrição materna está entre os fatores mais importantes para a nutrição infantil.

Durante a gravidez, a mãe fornece os nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê e, após o nascimento, a alimentação é feita pelo leite materno. Entretanto, o artigo destaca que muitas crianças nascem desnutridas, porque as mães estão desnutridas. 

Nos países de baixa renda, o estado nutricional das mulheres é um problema, pois está associado aos fatores, como: 

  • Acesso limitado a alimentos e serviços de saúde; 
  • Gasto de energia em trabalho físico pesado; 
  • Deficiências nutricionais de gestações frequentes e do aleitamento materno; 
  • Falta de poder da mulher no ambiente familiar.

Por isso, é importante a criação de ações de segurança alimentar, atreladas a políticas públicas, voltadas a essas mulheres.

Nutrição e suplementação 

Durante a gravidez é importante a mãe ter acompanhamento nutricional

Os nutrientes principais a serem suplementados na gestação são o ferro, na forma de sulfato ferroso, e o ácido fólico, que são essenciais para o desenvolvimento muscular e cerebral do bebê em formação, e, posteriormente, para suprir a amamentação

Já a suplementação das crianças, deve ser composta de ferro e vitamina A

No Brasil, há o Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) que faz a suplementação de ferro e ácido fólico aos seguintes grupos:

  • Crianças de 6 a 24 meses;
  • Gestantes em pré-natal;
  • Mulheres no período de pós-parto;
  • Mulheres que passaram por perda gestacional.

Logo, a suplementação de vitamina A é prevista pelo  Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA), e direcionada às crianças de 6 meses a 5 anos de idade

No entanto, a suplementação não substitui uma alimentação adequada e saudável, e é necessário elaboração de políticas públicas que garantam:

  • Acesso à gestante a alimentos de qualidade, diversos e de todos os grupos alimentares;
  • Incentivo ao aleitamento materno até os 6 meses e continuado até 2 anos ou mais; 
  • Conhecimento e apoio para que os cuidadores da criança realizem a introdução alimentar no momento e na forma adequada. 
Vitamina A contribui para o crescimento das crianças

Confira os alimentos fontes de vitamina A:

  • Leite materno;
  • Produtos lácteos (leite, manteiga e queijo);
  • Fígado;
  • Frutas e hortaliças amarelas e alaranjadas (mamão, cenoura e manga);
  • Hortaliças verde-escuras (mostarda, couve e almeirão).

Outro ponto importante, é o aproveitamento integral dos alimentos. Muitas pessoas desconhecem a utilização e os nutrientes contidos em cascas, talos, folhas e sementes de frutas e vegetais, e alguns desses são fontes de carotenóides - substância com capacidade de se transformar em vitamina A no organismo. 

Veja alguns exemplos dessas partes não convencionais:

  • Casca de manga;
  • Semente de melão;
  • Folha de salsão.

Acesse as Receitas do Alimente-se Bem que utilizam essas partes, são nutritivas, saborosas e práticas.

UNICEF* - Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância

Dia Mundial da Alimentação: Fiesp, Sesi-SP e Ciesp lançam o Programa Alimentar o Futuro - Segurança Alimentar e Nutricional na Infância

Editoria: Alimentação Saudável

Em 16 de outubro é comemorado, por mais de 150 países, o Dia Mundial da Alimentação. A data também celebra três anos do portal Alimente-se Bem e, além dessas comemorações, a Fiesp, o Sesi-SP e o Ciesp anunciam o Programa Alimentar o Futuro.  A data foi instituída, em 1945, pela Organização das Nações Unidas para …

Em 16 de outubro é comemorado, por mais de 150 países, o Dia Mundial da Alimentação. A data também celebra três anos do portal Alimente-se Bem e, além dessas comemorações, a Fiesp, o Sesi-SP e o Ciesp anunciam o Programa Alimentar o Futuro

A data foi instituída, em 1945, pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para que sejam criadas políticas públicas que garantam segurança alimentar e nutricional a todos.

No entanto, estima-se que 33 milhões de pessoas convivem com insegurança alimentar (IA) grave no Brasil, segundo dados da Rede PESSAN, 2022*. Já no Estado de São Paulo, cerca de 1/3 das famílias com crianças menores de 10 anos de idade enfrentam essa condição.  

A IA vivenciada na primeira infância traz dificuldades no desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional da criança, e pode gerar impactos na vida adulta.

Parceria Consocial

Alimentação adequada e saudável às crianças

Diante desse cenário, o Conselho Superior de Responsabilidade Social (Consocial) da Fiesp, em parceria com o Ciesp e o Programa Alimente-se Bem, do Sesi-SP, lançam, em 16 de outubro, o Programa Alimentar o Futuro - Segurança Alimentar e Nutricional na Infância.

O programa tem como objetivo promover segurança alimentar e nutricional das crianças de zero a 10 anos, do Estado de São Paulo, a fim de fortalecer o direito à alimentação adequada e saudável.

O programa Alimentar o Futuro tem como estratégias:

1. Estímulo à oferta de uma alimentação escolar adequada e saudável nas creches, escolas de educação infantil e de ensino fundamental, para que atenda aos requisitos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por meio da formação e apoio técnico as nutricionistas das Secretarias Municipais de Educação;

Acompanhamento da alimentação das crianças em casa

2. Realização de atividades de formação com os agentes do Programa Saúde da Família (PSF) para que acompanhe a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) infantil nos domicílios e junto aos profissionais da rede socioassistencial;

3. Fortalecimento das políticas municipais de SAN na infância e apoio aos respectivos Conselhos Municipais de SAN;

4. Lançamento de um observatório de SAN da infância no Estado de São Paulo;

5. Incentivo a participação ativa das empresas associadas ao Ciesp, com a temática, para que se engajem localmente.

O Alimente-se Bem apoiará esta iniciativa com ações formativas e informativas.

Juntos no combate à insegurança alimentar e nutricional! 

*II VIGISAN Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil, 2022. (Tabela 6 e Tabela 10).