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Aproveitamento Integral

“Descascar o abacaxi” e aproveitar integralmente a fruta pode trazer benefícios à saúde

Você já deve ter ouvido a expressão Vou ter que descascar o abacaxi”, no sentido de resolver um problema difícil, mas na nutrição e culinária “descascar o abacaxi” pode ser muito benéfico à saúde.

A casca da fruta apresenta em relação à polpa:

- 2 vezes mais proteínas;

- Quase 4 vezes mais fibras;

- Cerca de 1,5 vezes mais vitamina C;

- 2 vezes mais cálcio.

Já a polpa contém as vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6 e B9, bem como minerais manganês, magnésio, potássio e o composto ativo conhecido como bromelina.

Esta substância possui ação de amaciante em carnes e é amplamente utilizada pela indústria farmacêutica devido seu efeito analgésico. Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aponta a bromelina como indutora de uma espécie de morfina endógena encontrada na parede do intestino delgado.

Por conta disso e pela boa quantidade de fibras presentes, o abacaxi ajuda no trânsito intestinal e na hidratação do corpo.

Receitas

Para aproveitar integralmente a fruta e “descascar o abacaxi” no bom sentido, nós sugerimos três receitas:  

Bolo de casca de abacaxi

Suco de casca de abacaxi com hortelã

Filé de peixe tropical

15/12/2021 17:30

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