Notícias

Foto de: Inhame ou cará? Entenda as diferenças e como pode ser incluído na alimentação
Receitas

Inhame ou cará? Entenda as diferenças e como pode ser incluído na alimentação

Conhecido por ajudar a aumentar a imunidade, o inhame é um tubérculo nutritivo, pois é rico em fibras e minerais, como fósforo e potássio, vitaminas do complexo B e proteínas, e está na safra de outubro.

O alimento provém da África e foi trazido ao Brasil na época da colonização. Atualmente, a região Nordeste concentra a maior parte da produção nacional e é bastante cultivado em sistema de agricultura familiar.

Receitas

O preparo é nutritivo, saboroso e prático de fazer - Foto: Karim Kahn/SESI-SP

O consumo do inhame também prevalece nos estados do Nordeste durante as refeições, inclusive no café da manhã

Ele pode ser preparado de diversas maneiras, como cozido, assado ou no vapor. No caso da receita Fofuras de inhame, o alimento deve ser cozido. A preparação é uma opção de lanche e serve para rechear massas. 

O tubérculo também pode ser adicionado no Escondidinho de abobrinha e na Bebida vegetal a base de extrato de inhame

Na bebida, ele deve ser incluído cru, mas nessa forma é necessário verificar se há perigo de reação alérgica, pois o inhame contém oxalato de cálcio, um composto químico, que pode irritar a mucosa oral e a epiderme. 

Benefícios à saúde

O inhame é utilizado para fins medicinais, com a promessa de ajudar no tratamento de algumas doenças. Dessa forma, alguns estudos demonstraram que o alimento:

  • Possui ação antioxidante e anti-inflamatória;
  • Melhora a flora intestinal;
  • Auxilia nos sintomas da menopausa;
  • É benéfico no controle da obesidade.

No último caso, por o inhame ser fonte de diosgenina - uma substância com a estrutura similar aos estrógenos humanos, em que a indústria farmacêutica utiliza na produção sintética de hormônios - diminui os níveis de colesterol, plasmáticos e hepáticos do corpo, e consequentemente, auxilia na perda de peso

Composição

Calorias 97
Potássio 568 mg
Carboidratos 23,1 g 
Proteínas2,1 g
Lipídeos 0,2 g
Fonte: Valores em 100 gramas de rabanete, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Diferenças de tipos

O alimento possui nomes diferentes ao redor do Brasil

Inhame, cará ou taro? Com vários nomes ao redor do país e semelhanças visuais, a Associação Brasileira de Horticultura (ABH) definiu que o inhame é a nomenclatura para todas as espécies do gênero Dioscore, a partir disso existem vários tipos desse alimento e variações linguísticas.

O que parece uma mandioca, por ser mais comprido e estreito, e com o interior mais esbranquiçado, é a forma mais famosa do inhame, e é chamado de cará nas regiões Norte e Nordeste.

Já o que lembra uma batata, por conta do formato mais redondo, e casca mais escura e arroxeada, é conhecido como  inhame na região Sudeste, mas o nome correto é taro.

Curiosidade

A farinha de inhame é utilizada para a fabricação de produtos alimentícios e tornou-se uma aliada para o consumo de pessoas com doença celíaca, devido não conter glúten - um dos componentes da farinha de trigo. 

Achou o conteúdo interessante? Compartilhe e prepare sua receita.

17/10/2022 15:49

Ver todas