Notícias

Foto de: Café da manhã brasileiro. Em cada região, uma maneira diferente de começar o dia
Alimentação Saudável

Café da manhã brasileiro. Em cada região, uma maneira diferente de começar o dia

Cada região do país acrescenta opções para a refeição que inicia o nosso dia. Seja no Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul ou Sudeste, o café da manhã é marcado pela cultura local. Quer incrementar seu cardápio matinal? Então, continue a leitura e aprenda pratos ideais para serem acompanhados de um café com leite ou de um cafezinho preto!

Região Norte

Com grande influência indígena, o café da manhã de quem vive no norte do país é composto, principalmente, por produtos regionais, como açaí, pupunha, coco e banana. Além, é claro, da mandioca, presente na tapioca, em bolos e na farinha. Confira uma dica econômica que separamos para você começar o dia com um café típico dessa região.

Flocos de mandioca e frutas

Região Nordeste

Com influências portuguesas, africanas e indígenas, na região Nordeste o dia começa com a já citada tapioca, além de inhame, mandioca, carne seca ou de sol, cuscuz (que pode ser com leite, com ovo ou apenas com manteiga), bolo de rolo, e o delicioso queijo coalho. Agora uma receita com gostinho da terrinha nordestina: 

Bolo Baiano

Região Centro-Oeste

Nesta região, além da cultura estar ligada à influência indígena, tem-se também os costumes paraguaios. A chipa é comum e lembra o pão de queijo. Já o foforó é parecido com o biscoito de polvilho. Na região do Pantanal, o quebra-torto é servido entre 4 e 5h da manhã aos trabalhadores que irão para a roça e é um prato composto por: arroz carreteiro, mandioca, ovos, farofa e pode ser acompanhado de leite com açúcar queimado, café ou caldo de cana. 

Aproveite uma dica de receita para o café da manhã com um fruto nativo típico dessa região: 

Salada de frutas com creme de Jatobá

Região Sudeste

Influenciada principalmente pelos costumes italianos e portugueses, é comum encontrar no menu: pão na chapa, pão de queijo, queijos, embutidos, mate gelado ou sucos naturais. Dá uma olhada nesta sugestão para seu café da manhã:

Pão de queijo Romeu e Julieta

Região Sul 

Com forte influência alemã e italiana, a mesa tradicional da região Sul é sempre muito farta. Inclui embutidos, geleias, compotas, queijos e cuca – um bolo de frutas que leva uma farofa doce e crocante por cima. Mas o pãozinho sempre será uma das preferências para o café da manhã. Confere essa receita com jeitinho do sul do país:

Pão de Casca de Frutas com Geleia de beterraba com banana

23/11/2020 16:17

Ver todas