Caqui: fruta da estação, história, benefícios à saúde e receitas
Ao fazer as compras, você já deve ter reparado que o caqui está disponível no setor de hortifrúti. É porque iniciou a safra deste fruto, que apesar de ser consumido por muitos brasileiros, possui origem chinesa e é bastante apreciado no Japão.
O caqui chegou ao Brasil durante a imigração japonesa e se adaptou bem ao clima temperado e tropical. Atualmente, a produção é liderada por São Paulo e pelos estados da região sul do país.
Dentre as variedades mais consumidas estão:
- caqui chocolate: possui coloração alaranjada, é mais consistente e menos doce;
- caqui rama forte: é de aspecto mais avermelhado, mais mole e doce.
A fruta é rica em vitaminas A, B1, B2 e E, bem como cálcio, ferro, fibras e antioxidantes, que favorecem o fortalecimento do sistema imunológico e retardam o desenvolvimento de doenças crônicas: cardíacas, câncer e condições neurológicas.
Apesar da fruta ser consumida geralmente in natura, o caqui pode ser adicionado em sucos, geleias, sorvetes, bolos, entre outras preparações. Confira a seguir algumas delas:
Vinagrete de entrecasca de melancia e caqui
Curiosidade
Alguns tipos de caqui causam aquela sensação que “amarra a boca”, por conta da presença de taninos. Na natureza, estes compostos possuem a função de afastar os animais que se alimentam de plantas para que não comam frutas, folhas e sementes antes que estejam maduras.
13/04/2022 09:00