Notícias

Foto de: Mexerica: safra, tipos, benefícios e receitas com cascas
Receitas

Mexerica: safra, tipos, benefícios e receitas com cascas

Conhecida por diversos nomes ao redor do Brasil e com um aroma inconfundível, a mexerica é versátil e possui um sabor mais ácido do que sua prima - a tangerina Pokan.

A fruta é rica em ácido ascórbico, que é uma forma ativa da vitamina C, bem como vitamina A, cálcio, magnésio, carotenoides, zinco, fibras e potássio. 

Entretanto, você sabia que a mexerica e a tangerina não são nomes diferentes da mesma fruta? É, porque elas são de plantas diferentes:

  • A mexeriqueira é identificada como Citrus deliciosa.;
  • A tangerineira como Citrus reticulata Blanco.

Tipos

MexericaA fruta é menor do que a tangerina, arredondada e achatada nos pólos, e com casca áspera. Ela se familiariza com climas tropicais, por isso cresce em todo o país.
Tangerina PonkanÉ a mais famosa do Brasil e possui um sabor mais doce quando comparada às outras tangerinas. A maior parte das plantações se localiza nas regiões Sul e Sudeste devido ao clima mais brandos.
Tangerina-cravoÉ um pouco mais ácida do que as outras tangerinas e amadurece mais rápido.
MurcottÉ uma fruta híbrida - filha da tangerina com a laranja. Ela tem mais sementes do que a mexerica e a tangerina Ponkan, e o gosto se aproxima mais com o da laranja.

Dessa forma, independente de como é chamada, a fruta traz vários benefícios à saúde e contém baixa caloria, cerca de 60 por porção. 

Produção e comércio

É uma das frutas cítricas mais importantes para o comércio, pois o óleo é usado para saborizar alimentos e bebidas; é bastante consumida in natura e compõem diversas receitas. 

No Brasil, o período de maior colheita e baixa dos preços é entre abril e agosto, e, com isso, o país se torna o sexto maior produtor do mundo e exporta menos de 1% da produção.

Receitas

Para aproveitar a mexerica de forma integral e aumentar ainda mais o seu potencial nutritivo, é possível utilizar a casca para preparar doces, geleias, chás, água saborizada e a farinha que, com o aroma intensificado, serve para temperar comidas. 

A mexerica é uma fruta versátil e serve para adicionar em diversas receitas

Abaixo, separamos algumas receitas com laranja do portal Alimente-se Bem que podem ser adaptadas com mexerica ou tangerina, pois possuem sabor, acidez e doçura similares:

Bebidas

Saladas

Salgados

Doces

Adicionar partes não convencionais dos alimentos acrescenta diversos nutrientes às preparações, como fibras, vitaminas e sais minerais, e polifenóis - substâncias que contém antioxidantes. Veja, abaixo, a comparação entre a polpa e a casca da fruta:

Tabela  

MexericaPolpaCasca
Proteínas (g)0,831,26
Carboidratos (g)6,416,65
Lipídeos (g)0,700,59
Fibras (g)1,063,11
Vitamina C (mg)3,306,90
Carotenoides (mg)0,292,13
Cálcio (mg)0,160,77
Potássio (g)4,501,77
Ferro (mg)0,020,02
Água (%)8876
  Fonte:  Tabela de composição das partes não convencionais dos alimentos

Dicas

Para tirar o amargor da casca, há algumas possibilidades. Confira três opções:

Aproveitar as partes não convencionais dos alimentos ajuda a diminuir o desperdício doméstico
  1. Corte as cascas em tiras e ferva-as ao menos 3 vezes trocando a água. Neste caso, você consegue usá-las no mesmo dia.
  2. Corte as cascas em tiras e deixe de molho de um dia para o outro na geladeira. Troque a água de vez em quando. Escorra e reserve.
  3. Corte as cascas em tirinhas, coloque em uma panela, cubra com água e leve ao fogo para ferver. Retire a água e escorra em uma peneira. Coloque as cascas em uma travessa, cubra com água gelada e deixe de molho por 3 dias. Troque a água 2 vezes ao dia e mantenha sob refrigeração. No terceiro dia, coe e junte as cascas aos demais ingredientes.

Bônus: Quanto mais ferver ou deixar de molho trocando a água, as cascas terão menos residual amargo.

02/08/2022 10:00

Ver todas