Podcasts

Dia do Nutricionista - 31 de agosto

Você sabia que com o surgimento da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949, que foi criado o “Dia do Nutricionista”? Para celebrar a data, comemorada em 31 de agosto, o Alimente-se Bem ouviu a supervisora técnica em nutrição, Edir Calegari Bortotto, que trabalha há 28 anos no Sesi-SP. A profissional contou como foi a sua trajetória na instituição: a criação e o desenvolvimento do programa Alimente-se Bem, e a inserção nas atividades escolares; o trabalho na alimentação escolar com a elaboração de cardápios em todo estado e a atuação do profissional nutricionista.

29/08/2022 13:57

Meditação com chocolate!

É quase unânime que, entre aqueles que amam chocolate, muitos relatam dificuldade em conseguir consumi-lo em porções moderadas. Se identifica com isso? Então te convido a ouvir esse podcast e experimentar uma meditação para degustar o chocolate, que é um exercício para treinar a capacidade de trazer atenção ao momento presente, nesse caso ao comer, sem julgamentos ou críticas, com uma atitude de abertura e curiosidade. Comer com atenção plena (mindful eating) é uma aptidão inata do ser humano, mas se perde ao longo dos anos com as experiências de vida, regras, preocupações, expectativas e fantasias. Vamos resgatar esse comportamento?

01/04/2021 15:11

Aproveitamento integral dos alimentos

As partes não convencionais dos alimentos rendem receitas saudáveis e econômicas. Cascas, talos, folhas, ramas e sementes podem ser utilizados, evitando-se o desperdício de alimentos. Michelle Bedolini, especialista em nutrição do Sesi-SP, lembra que há 20 anos o programa Alimente-se Bem do Sesi-SP incentiva esse conceito.

16/10/2020 16:09

Saúde emocional e alimentação

A terceira e última live do webinar “Desafios para o futuro da saúde e do trabalho pós-Covid-19, promovida pelo Sesi-SP, discutiu os aspectos físicos, emocionais e sociais associados à Covid-19. Renata Macedo, psicóloga do Sesi-SP, explica como a retomada gradual das atividades pós-pandemia pode impactar na saúde emocional das pessoas. Já a nutricionista do Sesi-SP, Aline Pendeza, fala sobre shots de imunidade, a importância do planejamento na hora de cozinhar e a diferença entre fome física e emocional.

16/10/2020 16:07