Notícias

Foto de: Aprenda três receitas com jiló e algumas curiosidades sobre este fruto que divide opiniões
Receitas

Aprenda três receitas com jiló e algumas curiosidades sobre este fruto que divide opiniões

Amado por uns e odiado por outros, o jiló é um alimento polêmico na culinária. Ele é típico de regiões tropicais e integra a mesma família do tomate, da berinjela e do pimentão. 

A origem do fruto é incerta, mas estudiosos apontam que foi trazido da Ásia ou da África, no século XVII, e introduzido ao Brasil pelos povos escravizados na época colonial. 

Atualmente, o cultivo é na região Sudeste do país, principalmente no Rio de Janeiro que concentra cerca de 30% da produção, seguido por São Paulo e Espírito Santo.

Benefícios e compra 

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), o jiló apresenta em 100 gramas:

27 calorias
4,8 gramas de fibras
1,4 gramas de proteínas
Vitaminas A, C, B1 e B2
Cálcio, magnésio e potássio

O alimento auxilia no sistema digestivo e estimula o funcionamento do fígado, bem como possui flavonoides - compostos antioxidantes - que ajudam na saúde do coração.

Ao escolher o jiló, não é necessário apertá-lo, pois pode acelerar o amadurecimento e observe se:

  • A textura da casca está verde, lisa e brilhante, sem pontos escuros ou sinais de ferimentos;
  • As sépalas - parte verde próximo ao cabinho do fruto - que se assemelha à folha, pois são bons indicativos de quanto tempo o jiló foi colhido e se está fresco.

Consumo e armazenamento

Não é usual consumir o jiló cru ou descascado, mas após retirar o amargor pode ser adicionado cozido em saladas. Para isso, corte-o em quatro partes e deixe de molho em água e sal, entre 15 e 20 minutos antes de cozinhar.

Na culinária, o fruto é preparado refogado, mas serve como ingrediente em farofas, cozidos com carnes ou antepastos. O cozimento leva à perda de nutrientes, por isso é recomendado cozinhar no vapor ou com pouca água.

Como o jiló possui pouca durabilidade, o ideal é comprar apenas a quantidade que será consumida no período de até 3 dias. Uma opção é armazená-lo na geladeira para preservar por mais tempo, desde que seja guardado em um saco plástico adequado para alimentos e colocado nas prateleiras mais baixas. Esse processo ajuda a conservá-lo por até cinco dias.

É importante que antes de guardar na geladeira, os frutos sejam lavados em água corrente e secos com pano limpo ou toalha de papel.

Curiosidades

  • O jiló é encontrado nas variedades: comprida e de coloração verde-claro, ou redondo e de cor verde-escuro, que geralmente são mais amargos;
  • O fruto deve ser consumido ainda imaturo, pois quando amadurece, o sabor e textura são desagradáveis. Nesta fase, a casca é amarela ou laranja-avermelhada e as sementes endurecem.

Receitas

Para colocar em prática as habilidades culinárias, o Alimente-se Bem separou três receitas com jiló.

Gratinado de jiló

Jiló recheado

Canapé de jiló gratinado 

05/05/2022 09:55

Ver todas