Notícias

Foto de: Lançamento: “Alimente-se bem com praticidade” é o e-book gratuito que apresenta o preparo de receitas em uma panela só
Receitas

Lançamento: “Alimente-se bem com praticidade” é o e-book gratuito que apresenta o preparo de receitas em uma panela só

O dicionário brasileiro da língua portuguesa, Michaelis, diz que “laboratório é um local de trabalho, experimentação e investigações científicas equipado com aparelhagem específica para pesquisa e experimento”. Que tal fazer da cozinha seu laboratório para experimentar as receitas do novo e-book Alimente-se bem com praticidade?

A publicação é gratuita; reúne preparações que adicionam ingredientes saudáveis; incentiva o aproveitamento integral de alimentos; estimula cozinhar e fazer as refeições em família; e uma das maiores facilidades é poder preparar as receitas em uma panela só.

Composto de 18 pratos fáceis, práticos e nutritivos, o leitor aprende o preparo de: batata rosti com brócolis e rama de cenoura; carne ensopada com entrecasca de melancia; costela bovina com arroz e talos; risoto rosado; peixe xadrez; virado de almeirão e maxixe, entre outros.

Você pode fazer o download do e-book aqui

Habilidade culinária: um laboratório chamado cozinha

Quando iniciamos mudanças na alimentação, a insegurança e o medo de arriscar em novas preparações nos distanciam da cozinha. Outras dificuldades em executar as receitas são falta de ingredientes e tempo ou a necessidade de muitos utensílios domésticos, que é reduzida ao optar pelas receitas do livro.

Para te ajudar a desenvolver a habilidade culinária, você precisa incluir na sua rotina um planejamento de cardápio semanal e a definição da lista de compras.

Ao adquirir esta habilidade você:

  • Consome alimentos de melhor qualidade nutricional; 
  • Diminui a ingestão de produtos processados e ultraprocessados;
  • Contribui para a promoção da saúde;
  • Desperta a criatividade;
  • Economiza;
  • Cria e resgata lembranças de família;
  • Fortalece as relações afetivas.

Pratique

No passado, a cozinha de nossas avós remetia ao convívio familiar e, geralmente, elas tinham o caderno de receitas anotadas à mão. Hoje, com o apoio da tecnologia, encontramos várias preparações em sites e aplicativos, inclusive no e-book disponível.

Uma outra opção é utilizar o Guia Alimentar para População Brasileira que sugere o compartilhamento de receitas, o resgate da cultura e reforça a habilidade culinária.

O Guia também recomenda:

  • Quando possível, cozinhe em companhia;
  • Distribua as atividades domésticas que antecedem ou sucedem o consumo das refeições;
  • Quanto maior a prática culinária, menor será o tempo gasto no preparo de alimentos;
  • Escolha preparações com alimentos in natura ou minimamente processados que sejam variadas, saborosas e econômicas;
  • Cuidado com o uso excessivo de sal, óleos, gorduras e açúcar que são produtos básicos para temperar e cozinhar. 

Dica: Para dar sabor natural e mais saudável aos alimentos, prefira utilizar temperos da horta, como: sal de ervas, azeite aromático e vinagre aromático 

31/03/2022 09:36

Ver todas