Notícias

Foto de: Batata: um alimento amado e versátil para receitas doces e salgadas
Alimentação Saudável

Batata: um alimento amado e versátil para receitas doces e salgadas

A batata é um alimento presente na dieta de grande parte da população mundial. Ela é uma importante fonte de carboidratos, além de conter outros nutrientes como o potássio, o fósforo, o magnésio, o cálcio e a vitamina C. 

Existem diversas variedades de batata, entre elas a inglesa, a asterix e a doce – cada uma com sua textura, seu sabor, sua cor e suas características nutricionais. Isso faz dela um alimento muito versátil para a utilização em diferentes receitas.

A batata-doce roxa é cada vez mais consumida por aqueles que buscam melhorar a qualidade da sua alimentação. Isso se deve ao seu baixo índice glicêmico, que faz com que a absorção dos seus carboidratos seja feita de maneira mais lenta pelo corpo, resultando em menores picos de açúcar no sangue. 

A casca da batata também pode ser aproveitada nas preparações, pois possui a capacidade de ajudar no aumento da qualidade nutricional das receitas. Entretanto, se ela apresentar uma cor esverdeada, evite-a. Essa característica é resultado da produção de uma substância tóxica chamada solanina, que, ao ser consumida em quantidades elevadas, pode causar diarreia, cólicas intestinais e até a morte. A cocção ou fritura não inativam essa substância. Portanto, só consuma a casca da batata se ela não tiver coloração esverdeada e/ou brotando.

A casca da batata-doce, por sua vez, se destaca nutricionalmente quando comparada à de outras batatas. Ela possui uma maior quantidade de fibras, vitamina C, carotenóides, cálcio e potássio.

A batata, na nossa culinária, pode ser ingrediente no preparo de saladas, purês e assados, entre outras receitas tradicionais que fazem parte do cardápio diário dos brasileiros. 

O que muitos não sabem, porém, é que, além dos pratos salgados, esse alimento também aparece em muitas receitas doces como substituto ou como componente principal do prato. 

A seguir, separamos receitas saborosas com batatas que evidenciam a versatilidade desse alimento tão amado:

11/06/2021 12:20

Ver todas