Pera: fruta de janeiro, receitas e dicas na hora da compra e de como armazenar
Nativa da Ásia, provavelmente da China, a pera chegou à Europa e começou a ser cultivada no Brasil na época da colonização.
A fruta se adapta melhor em clima temperado, por isso a maior produção está concentrada na região sul do país, com a safra entre dezembro e março.
Entre o cultivo, há três principais variedades peras: europeia, asiática e híbrida. Cada uma tem características próprias e podem ser utilizadas em diferentes preparações.
- Pera Europeia
É um tipo versátil, pois contém polpa macia e pode ser consumida in natura, assadas ou cozidas, bem como incluída em saladas, geleias, purês e compotas.
Pensando nisso, o Alimente-se bem separou duas sugestões de receitas:
- Pera Asiática
Essa variedade possui polpa crocante parecida com a textura da maçã. Com isso, é mais indicado consumi-la in natura e não é uma boa escolha no preparo de doces, geleias e compotas.
Nutrientes
A fruta apresenta boa fonte de minerais e vitaminas, e o Alimente-se Bem orienta consumi-la in natura com a casca, pois essa parte possui excelente fonte de potássio, vitamina C e fibras.
Como escolher a pera na hora da compra
Não é recomendado comprar a fruta quando:
- Estiver excessivamente dura, pois pode não estar madura;
- A coloração está opaca, o que indica que fruta não está fresca para consumo;
- Apresentar sinais escuros na casca, pois evidencia danos durante o transporte, manuseio ou armazenamento no estabelecimento comercial.
Dicas para armazenamento em casa
As altas temperaturas do verão podem acelerar o processo de amadurecimento da fruta. Para evitar o desperdício, o Alimente-se Bem separou algumas dicas:
- Coloque na fruteira, mas deixe distante das bananas e dos tomates
A banana e tomate liberam gás etileno, que acelera o processo de amadurecimento das frutas e pode estragá-las mais rápido, principalmente em dias quentes.
- Armazene na geladeira
Guardar as frutas na geladeira prolonga o tempo de vida útil, pois a temperatura baixa reduz a proliferação dos micro-organismos que deterioram os alimentos.
Entretanto, é recomendado armazená-las nas gavetas da geladeira, pois nas prateleiras podem causar danos na casca e torná-las impróprias para consumo, já que essas partes recebem maior refrigeração.
O congelamento das frutas pode ser uma opção para evitar o desperdício, mas é importante antes de congelar; higienizar, picar e armazenar em recipientes adequados que suportem as baixas temperaturas.
Além disso, anote na embalagem a data de armazenamento para ter um controle de validade. É recomendado armazenar por, no máximo, 30 dias.
Se gostou do conteúdo, compartilhe e aproveite a safra da pera.
05/01/2024 09:00