Notícias

Foto de: Pera: fruta de janeiro, receitas e dicas na hora da compra e de como armazenar
Economia

Pera: fruta de janeiro, receitas e dicas na hora da compra e de como armazenar

Nativa da Ásia, provavelmente da China, a pera chegou à Europa e começou a ser cultivada no Brasil na época da colonização.

A fruta se adapta melhor em clima temperado, por isso a maior produção está concentrada na região sul do país, com a safra entre dezembro e março.

Entre o cultivo, há três principais variedades peras: europeia, asiática e híbrida. Cada uma tem características próprias e podem ser utilizadas em diferentes preparações.

O Rio Grande do Sul é um dos estados que mais produz pera
  • Pera Europeia

É um tipo versátil, pois contém polpa macia e pode ser consumida in natura, assadas ou cozidas, bem como incluída em saladas, geleias, purês e compotas.

Pensando nisso, o Alimente-se bem separou duas sugestões de receitas:

Terrine de pera

Geleia de cascas de frutas 

  • Pera Asiática

Essa variedade possui polpa crocante parecida com a textura da maçã. Com isso, é mais indicado consumi-la in natura e não é uma boa escolha no preparo de doces, geleias e compotas.

Nutrientes 

A fruta apresenta boa fonte de minerais e vitaminas, e o Alimente-se Bem orienta consumi-la in natura com a casca, pois essa parte possui excelente fonte de potássio, vitamina C e fibras.

Como escolher a pera na hora da compra

Não é recomendado comprar a fruta quando: 

  • Estiver excessivamente dura, pois pode não estar madura; 
  • A coloração está opaca, o que indica que fruta não está fresca para consumo;
  • Apresentar sinais escuros na casca, pois evidencia danos durante o transporte, manuseio ou armazenamento no estabelecimento comercial.
Aproveite a safra da pera, mas saiba escolher para não desperdiçar

Dicas para armazenamento em casa

As altas temperaturas do verão podem acelerar o processo de amadurecimento da fruta. Para evitar o desperdício, o Alimente-se Bem separou algumas dicas:

  1. Coloque na fruteira, mas deixe distante das bananas e dos tomates 

A banana e tomate liberam gás etileno, que acelera o processo de amadurecimento das frutas e pode estragá-las mais rápido, principalmente em dias quentes. 

  1. Armazene na geladeira

Guardar as frutas na geladeira prolonga o tempo de vida útil, pois a temperatura baixa reduz a proliferação dos micro-organismos que deterioram os alimentos.

Entretanto, é recomendado armazená-las nas gavetas da geladeira, pois nas prateleiras podem causar danos na casca e torná-las impróprias para consumo, já que essas partes recebem maior refrigeração.

  1. Congele

O congelamento das frutas pode ser uma opção para evitar o desperdício, mas é importante antes de congelar; higienizar, picar e armazenar em recipientes adequados que suportem as baixas temperaturas. 

Além disso, anote na embalagem a data de armazenamento para ter um controle de validade. É recomendado armazenar por, no máximo, 30 dias. 

Se gostou do conteúdo, compartilhe e aproveite a safra da pera.

05/01/2024 09:00

Ver todas