Notícias

Foto de: Conheça os valores nutricionais das partes não convencionais dos alimentos e como utilizá-las
Aproveitamento Integral

Conheça os valores nutricionais das partes não convencionais dos alimentos e como utilizá-las

Você já pensou sobre o que descarta no lixo pode ser aproveitado?

O programa Alimente-se Bem, em parceria com a Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), por meio de um estudo pioneiro no Brasil, elaborou uma tabela nutricional das partes não convencionais dos alimentos, como: sementes, cascas, talos e folhas. 

Normalmente, essas partes são desperdiçadas, mas o estudo apontou que elas podem ser ainda mais nutritivas do que as polpas e incluídas em receitas.  

Nutrientes das partes não convencionais das frutas

Banana

A casca possui quase 3x mais vitamina C do que a polpa, e uma das funções do nutriente é atuar contra infecções no organismo. 

Para utilizar as cascas em preparações, o Alimente-se Bem sugere a receita: brigadeiro de casca de banana.

Laranja

A casca da laranja possui mais fibras do que a polpa

Possui fibras que ajudam na saúde intestinal e, ao consumir uma refeição com grande quantidade de fibras, é possível demorar mais tempo para sentir fome.

Uma excelente fonte é a casca da laranja que apresenta 7x mais fibras do que a polpa e pode ser adicionada na preparação biscoito de cascas de frutas.

Manga

Os alimentos de origem animal são importantes fontes de vitamina A que auxilia no funcionamento da visão. 

Contudo, às pessoas que não consomem alimentos de origem animal, podem encontrar na manga uma opção que contribui com essa vitamina, pois a fruta é rica em carotenóides - elementos químicos - capazes de se transformar em vitamina A.

Uma curiosidade, é que a casca da manga possui quase o dobro do teor de carotenóides em relação à polpa e podem ser incluídas no peito de frango com chutney de manga.

Alimentação diversificada 

Pratos mais coloridos são mais nutritivos

Um prato colorido contribui à saúde, pois cada componente é fonte de vitaminas e minerais, e as cores indicam quais nutrientes esses alimentos possuem.

Por exemplo, os vegetais verde-escuros são boas fontes de vitaminas do complexo B e os alaranjados de carotenóides. 

Outra curiosidade, é que ao longo do ciclo de vida, algumas pessoas apresentam deficiências de nutrientes, devido ao crescimento, mobilidade ou dificuldade de mastigação. Por isso, é preciso ter atenção na composição das refeições.

Para ajudar, o Alimente-se separou algumas informações de valores nutricionais de cascas, folhas e talos, e preparações em que podem ser adicionadas.

AlimentoValor nutricional das partes não convencionaisReceita
MaçãA casca possui 3x mais vitamina C e 72% mais proteínas do que a polpa.Geleia de cascas de frutas 
MaracujáA casca contém quase 4x mais vitamina C em relação à semente, e apresenta o dobro de potássio comparada à polpa.Pasta tropicalia
Beterraba As folhas concentram 120x mais vitamina C do que a polpa, e juntas aos talos apresentam 3x mais fibras do que a polpa.Docinho nutritivo de beterraba
EspinafreOs talos possuem o dobro de ferro do que as folhas.Panqueca delícia

Além dos benefícios nutricionais, ao utilizar as partes não convencionais, é possível economizar e ajudar a evitar o desperdício doméstico.

Se curtiu o conteúdo, compartilhe e acesse os cuidados para armazenar essas partes.

18/08/2023 09:00

Ver todas