Notícias

Foto de: Conheça os métodos de conservação das partes não convencionais dos alimentos
Aproveitamento Integral

Conheça os métodos de conservação das partes não convencionais dos alimentos

Consumir alimentos saborosos e seguros exercem um papel fundamental no organismo, pois segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 2 e 4 bilhões de pessoas são infectadas por conta da ingestão de produtos contaminados

Os alimentos contêm microrganismos e dependendo da forma como são conservados podem causar problemas à saúde, como diarreia, vômitos, dores abdominais e até morte, mas ao utilizar métodos adequados, é possível impedir o crescimento de fungos, parasitas, vírus e bactérias nocivas.

Outro ponto, é que o valor nutricional dos alimentos pode ser afetado pelo modo no qual são manipulados e armazenados.

Por fim, a má conservação também atinge a economia, pois você já deve ter jogado fora alimentos embolorados, escuros ou visguentos que foram comprados em perfeito estado.

Conservação, higienização e armazenamento 

É recomendado lavar os vegetais em água corrente e higienizar em água sanitária

O prazer em comer envolve  sabor, aroma, textura e aparência, bem como é possível otimizar o tempo, quando as partes não convencionais dos alimentos são armazenadas corretamente, como folhas, talos, cascas, entrecascas e sementes. 

Porém, antes de cortar, descascar e armazenar, é importante limpar e desinfetar os alimentos. Veja:

  • Frutas, legumes e verduras, principalmente se forem consumidos crus, devem ser lavados com água corrente e higienizados com água sanitária seguindo as recomendações de duração e quantidade recomendada pelo fabricante;
  • A higiene pessoal na manipulação dos alimentos também é essencial, por isso lave bem as mãos e antebraços quando estiver na cozinha;
  • Algo muito comum durante o preparo de receitas é experimentar. Por isso, se atente para não colocar na comida o mesmo talher que pôs na boca, pois na mucosa há bactérias que podem acelerar a degradação;
  • O descongelamento de alimentos não deve ser feito em temperatura ambiente. Para isso, coloque na prateleira da geladeira acima, e, se não tiver muito tempo, use o microondas.
  • Se cozinhar a mais, ou se comprar muitos alimentos frescos, congele as sobras limpas. 
  • No caso de refrigeração, guarde as partes em recipientes fechados com tampa e leve-as para a prateleira superior da geladeira. Nos gavetões inferiores, coloque folhas e entrecascas refrigeradas. 
  • Frutas tropicais, como abacate e banana; legumes que possuem muita água, como chuchu; e entrecascas de alguns alimentos não devem ser congelados ou refrigerados, pois deterioram mais rápido e perdem a textura.

Confira a ilustração a seguir para te ajudar nessa organização:

  • Folhas

As folhas devem ser desinfetadas com água sanitária e água, limpas com água corrente, e podem ser refrigeradas em pacote plástico por até 3 dias.

Para congelar, utilize pacotes esterilizados e fechados. Retire o acúmulo de ar e feche com fita adesiva para evitar a entrada de gás e umidade. 

  • Talos

Para conservar os talos de vegetais, como brócolis, acelga, agrião, salsão, couve-flor e espinafre, e manter o sabor e a textura, é recomendado utilizar a técnica de branqueamento

Algumas frutas, como laranja, banana, mexerica, melancia, melão e mamão podem ser descascadas para que as cascas sejam utilizadas em alguma receita

Assim, separe, limpe, coloque em um recipiente e congele. As cascas mais espessas podem ser armazenadas em potes no congelador e, as mais finas, como a de cebola, da mesma forma que as folhas.

  • Entrecascas

A melancia, o maracujá e o melão são frutas que contêm entrecascas - camada entre a casca e a polpa. Essa parte pode ser usada em preparações se armazenada adequadamente. 

Para isso, reserve-as em vasilhas no refrigerador, em temperatura até 5ºC, por até 3 dias. No caso das entrecascas do maracujá, podem ser utilizadas para fazer farinha e devem ser guardadas em local seco e em temperatura ambiente.

Se quiser maior duração, teste as entrecascas em conserva para adicionar em saladas e molhos.

Sementes de abóbora podem ser conservadas

O armazenamento das sementes varia para cada tipo. As de jaca, por exemplo, podem ser cozidas e congeladas. Já as sementes de abóbora devem ser secas e preservadas em potes, em temperatura ambiente.

Aproveitar as partes não convencionais dos alimentos é uma forma de economizar, contribuir com a sustentabilidade e evitar o desperdício doméstico.

Compartilhe este conteúdo para que outras pessoas saibam como praticar esses métodos.

24/08/2022 10:44

Ver todas