Notícias

Foto de: Dia Mundial da Segurança dos Alimentos: garanta a qualidade dos alimentos dentro e fora de casa
Alimentação Saudável

Dia Mundial da Segurança dos Alimentos: garanta a qualidade dos alimentos dentro e fora de casa

Uma alimentação adequada, balanceada e saudável também precisa garantir a segurança dos alimentos de quem os consome.

Por isso, em 2018, devido aos números relacionados ao adoecimento provocado pelo consumo de produtos contaminados, foi criado o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que é comemorado em 7 de junho.

Contaminação e cadeia de produção 

Estima-se que uma em cada dez pessoas no mundo adoecem, por causa da ingestão de produtos contaminados, e que 420 mil pessoas morrem ao ano, em decorrência disso, segundo o Ministério da Saúde.

Os grupos vulneráveis são os mais afetados, como as crianças menores de 5 anos, que representam 125 mil mortes a cada ano.

A segurança na produção de alimentos ganhou relevância mundial, por conta da complexidade e abrangência da atual cadeia produtiva, em que qualquer descuido pode acarretar problemas à saúde pública, à economia e ao comércio. 

Os cuidados com a segurança não se limitam apenas ao processamento na indústria - eles devem envolver todos os agentes do campo à mesa -, pois os alimentos estão propensos à contaminação durante as etapas da cadeia.

Doenças transmitidas por alimentos 

A data fortalece o compromisso com os esforços contra as doenças transmitidas por alimentos (DTA), a defesa da segurança dos produtos e o ganho dos benefícios nutricionais para a saúde e bem-estar.

As DTA representam uma das causas de adoecimento e mortalidade mundial e, nas últimas décadas, se tornou uma questão de saúde pública e econômica em muitos países.

A ocorrência das DTA possui fatores como:

  • Condições de saneamento e de qualidade da água;
  • Práticas de higiene pessoal inadequadas;
  • Consumo de alimentos contaminados.

No Brasil, há uma prevalência de DTA causadas por bactérias, principalmente pela Salmonella - transmitida por alimentos contaminados com fezes de animais-, como ovo e carne mal cozida.

Contudo, os surtos de DTA ocorrem devido aos vírus, como o rotavírus e norovírus, e, em menor proporção, por substâncias químicas, como produtos utilizados no cultivo ou na desinfecção de superfícies e utensílios.

Sintomas das DTA

Dentre os sintomas mais comuns estão:

  • Náuseas;
  • Vômitos; 
  • Diarreia;
  • Dores abdominais; 
  • Falta de apetite;
  • Febre.

Caso haja intoxicação, os sinais tendem a desaparecer em alguns dias, mas é importante monitorar o estado de hidratação e a duração dos sintomas, e buscar o serviço de saúde.

Neste caso, é fundamental a reposição de líquidos, principalmente em crianças e idosos que apresentam diarreia.

Segurança dos alimentos 

Para que você assegure a qualidade dos alimentos durante a manipulação, o portal Alimente-se Bem listou algumas recomendações:

  • Mantenha a limpeza pessoal e do ambiente: os microrganismos estão presentes nas mãos, nos panos de limpeza e utensílios, especialmente nas tábuas de cozinha, em que pode acontecer a contaminação cruzada. Por isso, desinfete as superfícies e se atente à lavagem das mãos;

Entenda como ocorre a contaminação cruzada

Fonte: Adaptação do Manual para manipuladores de alimentos. Alumno. Washington, DC : OPS, 2016
  • Separe alimentos crus dos cozidos: os alimentos crus, geralmente a carne vermelha, de ave e peixe, podem conter microrganismos perigosos que, durante a preparação e conservação, é possível ser transferidos para outros alimentos. É importante que eles sejam manuseados em local e tempo diferentes dos demais; 
  • Cozinhe completamente: o cozimento adequado, principalmente das carnes, pode eliminar quase todos os microrganismos perigosos. No caso das sopas, é necessário chegar à fervura;
  • Conserve os alimentos já cozidos em temperaturas seguras: os microrganismos podem se multiplicar rapidamente nos alimentos em temperatura ambiente. No entanto, em temperaturas inferiores a 5ºC, o crescimento desacelera ou para. Por isso, refrigere os já cozidos, não deixe esfriar completamente e descongele em temperatura ambiente;
  • Use água e produtos que sejam seguros: a água e o gelo podem apresentar contaminação. Busque fontes seguras ou realize procedimentos como a cloração, a fervura ou a filtragem da água. Lave frutas, verduras e legumes, especialmente se forem consumidos crus, e confira a data de validade dos produtos.

Alimentação fora de casa 

Abaixo, separamos algumas dicas para evitar a intoxicação alimentar fora de casa:

  • Na rua, prefira preparações assadas, cozidas ou grelhadas, pois devido à temperatura de cozimento, há maior chance de eliminação de microrganismos;
  • Em dias quentes, evite alimentos expostos ao sol ou fora de um balcão de temperatura controlada, bem como preparações cremosas, que adicionam maionese, creme de leite e queijos. O mesmo vale para sobremesas que estejam fora de refrigeração;
  • No caso de frutos do mar e alimentos crus, fique atento à aparência e o odor;
  • Consuma bebidas em copos, pois as latas podem não seguir o padrão de higienização antes do armazenamento.
03/06/2022 11:51

Ver todas