Notícias

Foto de: Opções de lanches fáceis, práticos e nutritivos para levar ao trabalho
Alimentação Saudável

Opções de lanches fáceis, práticos e nutritivos para levar ao trabalho

Muitas pessoas retornaram ao trabalho presencial e com a mudança de rotina é importante voltar ao ritmo de forma saudável. Uma opção é utilizar as pausas durante o período de trabalho para se alimentar adequadamente.

Abaixo, listamos algumas dicas para te ajudar a preparar as refeições:

1 - Evite longos períodos de jejum

Nos intervalos entre as tarefas e reuniões, busque consumir lanches, como frutas, iogurtes ou porções de castanhas. Outra sugestão é a barrinha de cereal, mas atente-se às informações nutricionais: prefira as que contenham mais teor de fibras e proteínas, e baixa quantidade de açúcares e gorduras.

2 - Aposte em legumes e frutas

Uma escolha diferente é os mini legumes, como tomates e cenouras, que são saborosos e fáceis de transportar. Já as frutas podem ser consumidas in natura, como maçã, banana, morango, uva e pera, ou combinadas com iogurte e granola. Neste formato, elas podem ser frescas ou secas e, no caso das secas, aposte em damasco, ameixa ou uva-passa. 

Já as frutas frescas, é necessário observar o tempo de conservação, principalmente se elas já foram cortadas e adicionadas em saladas, pois a durabilidade é menor devido a variação de temperatura e perda dos aspectos sensoriais do alimento.

3 - Transporte e armazenamento

As bolsas térmicas são boas opções para conservar alimentos frutas e lácteos, mas opte por ingeri-los no primeiro horário, a fim de evitar riscos de contaminação ao longo do dia. 

É importante manter os cuidados de higienização da bolsa, como passar um pano úmido com detergente na parte interna e depois um pano seco. Isso evita o acúmulo de sujeiras e bactérias no material.

4 - Quantidade de açúcar no café

Se você costuma consumir bebidas já adoçadas na hora do lanche, preste atenção à quantidade ingerida, pois elas podem conter uma fonte considerável de açúcar. No caso do café, regule a doçura para que não consuma mais açúcar do que o necessário.

5 - Lembre-se da hidratação

Muitas vezes esquecemos do consumo de água ao longo do dia, por isso deixe uma garrafa próximo a você e busque ingerir ao menos 2 litros de água por dia, para manter  o bom funcionamento do corpo e os níveis de hidratação.

6 - Planejamento

Desenvolva o hábito de organizar seus lanches com antecedência, a fim de facilitar a rotina. Inicie com receitas simples e se desafie aos poucos, pois os bons hábitos alimentares são adquiridos com atitudes simples no dia a dia.

7 - Use a criatividade

Invista em receitas caseiras e teste suas habilidades culinárias em preparações como, bolos, tortas e pães, pois rendem mais porções e podem ser divididas ao longo da semana, bem como ajuda em uma alimentação mais saudável e com gostinho de feito em casa.

Para te inspirar na preparação dos lanches, separamos algumas receitas disponíveis no portal Alimente-se Bem:

Creme de papaia com granola

Muffins de frutas

Bolo de banana

Pão integral

12/05/2022 10:24

Ver todas