Notícias

Foto de: Consumir alimentos vencidos faz mal à saúde?
Alimentação Saudável

Consumir alimentos vencidos faz mal à saúde?

Após o almoço de domingo, bate aquela vontade de comer um doce. Você abre o armário e encontra um chocolate que comprou há meses. Ao olhar a embalagem percebe que está vencido. E, agora, será que ainda é possível comer?

Muitos alimentos, quando passam da data de validade, mantêm a aparência e o odor tradicionais, pois alguns conservantes podem mascarar a qualidade do produto, mesmo com a proliferação de microrganismos ao ponto de causar infecções alimentares e produzir toxinas que geram intoxicação.

Em ambas situações os efeitos podem causar enjoos, vômitos, diarreias, cólicas e gases, e, em alguns casos, evoluir para desidratação, desmaios e dores de cabeça, principalmente em crianças e idosos.

Prazo de validade e controle de temperatura dos alimentos 

A validade é estabelecida pela indústria com a data limite em que o alimento é viável para consumo, sem apresentar alterações nutricionais e sensoriais, se cumpridas as recomendações de armazenamento indicadas pelo fabricante. 

Outro ponto, é que o prazo de vencimento só é válido até a data de abertura do produto, por isso é necessário seguir as orientações de consumo no período estipulado na embalagem.

Contudo, se alguma vez você abriu um produto com cheiro e consistência alterada ou líquido diferente do normal, mesmo dentro da data de validade, é provável que as recomendações de temperatura e armazenamento indicadas pelo fabricante não foram seguidas pelo transportador ou varejista, pois a produção da indústria cumpre rigorosos critérios de qualidade e segurança.

O controle de temperatura é fundamental para garantir a integridade do alimento e, mesmo os produtos congelados, não estão imunes à contaminação. É recomendado usar o congelador ou freezer para carnes e massas, por conta do período de conservação, mas o ideal é que não permaneçam por mais de um mês armazenados, pois podem acumular microrganismos, ainda que estejam dentro do prazo.

Dicas de cuidado e armazenamento dos alimentos 

  1. Na geladeira, disponha na porta apenas os produtos que precisam estar frescos ou gelados. Evite colocar os ovos, pois podem estragar devido à variação de temperatura ao abrir e fechar a porta. Prefira armazená-los nas prateleiras superiores, onde concentra maior refrigeração, junto aos alimentos mais perecíveis, como leite e queijo.  Nas prateleiras inferiores e gavetas, coloque os legumes, verduras e frutas;
  2. Na dispensa, armazene os alimentos próximo ao vencimento à frente e os com maior prazo atrás, assim nada fica perdido ao fundo do armário;
  3. Nas promoções de supermercado, verifique a data de validade dos produtos e não compre a mais do que conseguirá consumir até o prazo;
  4. Caso queira produtos com validade maior, procure ao fundo das prateleiras do supermercado, isso serve para laticínios, pães de forma e embutidos refrigerados, que geralmente são repostos com frequência;
  5. Descarte os pães, mesmo que estejam só com uma parte estragada, pois quando forma o bolor, o restante dele ou do pacote já está contaminado;
  6. Ao comer fora de casa, prefira restaurantes com maior rotatividade de pessoas, pois os alimentos são preparados e repostos constantemente, o que diminui o risco de períodos longos de exposição, contaminação e intoxicação alimentar.
21/04/2022 10:00

Ver todas