Notícias

Foto de: Couve-flor: um alimento, três receitas.
Aproveitamento Integral

Couve-flor: um alimento, três receitas.

A couve-flor, que encanta a todos pela sua beleza, é um vegetal rico em nutrientes. Por ser da família das brassicaceae ou crucíferas, a mesma do brócolis, possui uma grande quantidade de vitaminas B5, B6, B9 (folato), C e K. A couve-flor também tem substâncias antioxidantes e outros fitoquímicos, substâncias que dão cor aos alimentos e protegem contra doenças, que a tornam um alimento muito nutritivo.

Assim como outros alimentos ricos em fibras, a couve-flor proporciona a sensação de saciedade, o que a torna uma aliada em dietas para emagrecimento. Além disso, o alimento tem baixíssima quantidade de calorias: em 100 gramas de couve-flor cozida, há apenas 25 quilocalorias.

Mas não são só as flores que são ricas em nutrientes, suas folhas possuem grande quantidade de vitaminas. Cada porção de 100g de sua folha possui 122mg de vitamina C, quantidade quatro vezes maior do que no mesmo volume da polpa da laranja, por exemplo. As folhas, que muitas vezes são descartadas, possuem 12,630mg de carotenoides, poderosos antioxidantes, que podem se converter em vitamina A e, ainda, prevenir o aparecimento de câncer, doenças cardiovasculares e catarata.

Já a flor possui maior valor nutritivo, pois é rica em potássio, tendo 256mg desse mineral, além de 1,9g de proteína, de 18mg de cálcio e de 2,4g de fibra alimentar. Contando com uma vasta variedade de nutrientes, a couve-flor é um alimento com grande versatilidade culinária, que pode ser apreciada por inteiro e ser apresentada em pratos deliciosos. Confira três receitas que usam desde a flor até as folhas desse vegetal.

Sopa de couve-flor com farofa de folhas

Por Damares Marques Silva de Oliveira 

Suco-flor

Estrogonofe camponês


21/12/2020 16:57

Ver todas