Notícias

Foto de: Rico em nutrientes, o melão pode ser usado por inteiro em receitas deliciosas. Confira.
Aproveitamento Integral

Rico em nutrientes, o melão pode ser usado por inteiro em receitas deliciosas. Confira.

Melão é uma fruta com casca espessa e polpa carnosa e suculenta, possui sementes achatadas no centro e é rico em nutrientes. Muitas pessoas não sabem, mas podemos consumi-lo por inteiro. O melão é rico em vitamina A, vitaminas do complexo B e C, sais minerais como potássio, sódio e fósforo, apresenta valor energético relativamente baixo e pode ser consumido in natura, em forma de suco ou em deliciosas receitas.

Normalmente, é comum ser servido natural, com o objetivo de apreciar somente sua polpa, porém o melão inteiro é uma fonte de nutrientes, pois todas as partes possuem um valor nutritivo diferente, podendo ser utilizado de diversas formas.

As sementes, comumente desprezadas, contêm 25 vezes a quantidade de proteínas, dez vezes mais fibras e duas vezes mais carotenoides (compostos antioxidantes) que a polpa.  

A casca dessa fruta, por sua vez, também pode ser utilizada na alimentação para o aproveitamento de todos os 20mg de fósforo e 7,27mg de cálcio presentes em 100g dessa parte.

Tipos de melão

Amarelo: é também conhecido como melão espanhol. Tem casca amarela e polpa variando de branca a creme. Seus frutos apresentam formato redondo ovalado. Por ser o mais resistente ao manuseio e apresentar boa conservação pós-colheita, é o tipo mais cultivado em todo o Brasil.

Cantaloupe: apresenta a casca rendilhada, com formato esférico e polpa salmão. Exige um manuseio mais cuidadoso e utilização de processo de refrigeração durante a pós-colheita.

Charentais: possui casca lisa, verde-clara e reticulada (costelada), forma arredondada e, às vezes, achatada, e polpa salmão.

Gália: é arredondado, com casca verde no início e amarela quando o fruto está maduro. A coloração da polpa varia de branco a branco esverdeado.

Orange: é redondo, de casca lisa e cor creme, com polpa laranja-escura ou creme-esverdeada. Exige manuseio cuidadoso.

Pele de sapo: o nome é devido à coloração de sua casca: verde-clara com manchas verde-escuras, levemente enrugadas e duras, com polpa creme esverdeada.

Confira a seguir algumas que preparamos para você:

Suco de melão com coco

Farofa de casca de melão

Salada com sementes

23/12/2020 11:40

Ver todas