Notícias

Foto de: Confira os valores nutricionais das cascas de frutas e aprenda receitas de doces com aproveitamento integral
Aproveitamento Integral

Confira os valores nutricionais das cascas de frutas e aprenda receitas de doces com aproveitamento integral

Reservar talos de hortaliças para preparar torta, pão ou cuscuz; cascas de frutas para compor receitas de bolo, geleia ou suco; e sementes para adicionar em salada, vinagrete ou molho são práticas de aproveitamento integral dos alimentos.

Alguns produtos acumulam maior valor nutricional em suas partes não convencionais, como nas cascas, talos e folhas. Para ilustrar o assunto, veja na tabela a seguir a comparação entre os valores de fibras e de vitamina C, concentrados na polpa e na casca, de cinco frutas.

Estes dados reforçam que a prática de descarte das partes não convencionais contribui para o desperdício de alimentos, que é um problema mundial e alarmante, quando comparado à proporção da fome no mundo. 

De acordo com os dados de 2020, coletados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), desde o início da pandemia de Covid-19, 116 milhões de pessoas estão em estado de insegurança alimentar no país, dentre este número, mais de 16% de brasileiros passam fome, o que corresponde ao tamanho da população da Grande São Paulo. 

Consumo consciente

Diante deste cenário, é preciso entender o percurso que o alimento faz até chegar à mesa do consumidor, pois a alimentação não é composta apenas de nutrientes, ela passa pela cadeia de produção que mobiliza recursos, como água, solo, combustível, energia, transporte e mão de obra.

Por isso, é necessário a prática do consumo consciente, que inclui dentre outras medidas, a utilização integral do alimento e suas potencialidades na cozinha, a fim de que seja descartado no lixo somente aquilo que é inviável para consumo.

O Alimente-se Bem apresenta algumas receitas de doces com aproveitamento de cascas de manga, melancia, laranja e limão. Confira abaixo:

Cassata diferente

Suflê de casca de melancia

Biscoito de cascas de frutas

26/04/2022 10:00

Ver todas