Notícias

Foto de: Banana
Aproveitamento Integral

Banana

Aprenda a aproveitar da polpa à casca

Constantemente presente na alimentação dos brasileiros, a banana é um dos alimentos mais nutritivos e econômicos que existem. Além disso, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017-2018, ela está entre os produtos mais consumidos no nosso país, com, aproximadamente, 16,3 gramas por dia por pessoa.

A fruta conta com diferentes variedades com sabores, texturas e propriedades nutricionais particulares. Entre elas, destacam-se a prata, a nanica, a maçã, a da terra e a ouro. A banana prata, por exemplo, é uma ótima opção para ser consumida entre as refeições ou até mesmo no café da manhã, uma vez que possui 98 calorias e 2 gramas de fibra a cada 100 gramas. Ela oferece saciedade e energia para você realizar as suas atividades diárias, podendo ser consumida in natura ou como ingrediente de uma preparação culinária.

Composição nutricional

Ao pensarem na banana, muitos se lembram do potássio, um mineral encontrado em grande quantidade na fruta. No entanto, ela também é uma boa fonte de magnésio, fósforo e vitamina A. 

Além disso, é importante lembrar que não é só a sua polpa que pode ser consumida. A sua casca também tem a possibilidade de ser aproveitada em diversas receitas, como as de bolos, para aumentar o teor de fibras no preparo. Outra curiosidade é que ela apresenta aproximadamente 3 vezes a quantidade de vitamina C e 2 vezes a quantia de potássio da polpa.

Para auxiliá-lo no aproveitamento integral da fruta, separamos três receitas deliciosas para você saborear!

06/08/2021 19:37

Ver todas