Notícias

Foto de: Três sementes que beneficiam o organismo e podem ser aproveitadas
Aproveitamento Integral

Três sementes que beneficiam o organismo e podem ser aproveitadas

Uma enorme quantidade de alimentos é desperdiçada todos os dias. Normalmente, sementes e cascas somam entre 8 e 20 milhões de toneladas desperdiçados mundialmente, descartando não apenas partes que podem ser utilizadas, mas também seus benefícios nutricionais.

Confira algumas curiosidades sobre três sementes que são bastante nutritivas e descubra como aproveitá-las para nunca mais desperdiçá-las.

  • Semente de melão
    Estudos mostram que 55,3% do peso total do melão é desperdiçado. Diante desse número alto, pouca gente sabe que aproveitar as sementes pode fazer muito bem à saúde. Elas são ricas em ômega 3, lipídios, proteínas, fibras e uma quantidade considerável de minerais essenciais à nossa saúde, como potássio, magnésio, cálcio, ferro, cobre, zinco e fosfato.
    Elas também podem, graças ao cálcio que contêm, prevenir a osteoporose e promover o crescimento saudável de ossos e dentes. Para saber como aproveitar essa maravilha, confira a receita de salada com sementes:
    RECEITA Salada com sementes
  • Semente de jaca
    Apesar de a jaca ser um fruto bastante comum, grande parte da sua utilização ainda se reduz à polpa. As sementes são geralmente dispensadas ou pouco consumidas, apesar de poderem ser utilizadas em diversas receitas. Algumas das formas sob as quais elas podem ser aproveitadas são: cozidas, torradas ao forno, assadas na brasa ou trituradas ao ponto de farinha.
    Essas sementes também desempenham um papel vital na regulação da pressão arterial e na manutenção da saúde óssea, pois auxiliam na absorção de cálcio. Descubra essa receita simples e deliciosa de semente de jaca ao vinagrete!
    RECEITA Semente de jaca ao vinagrete
  • Semente de abóbora
    A abóbora, nativa das Américas, é atualmente cultivada em grande escala no Brasil e em outros países tropicais. Segundo estudos, 3,32% do peso da abóbora corresponde às suas sementes. Essas sementes são conhecidas principalmente pelo seu elevado teor de proteínas e de óleo. Em algumas regiões da África e do Brasil, são consumidas pela população em situação de vulnerabilidade como complemento alimentar.
    São ricas em vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, potássio, fósforo, magnésio e sódio, contêm poucas calorias e são de fácil digestão.
    Agora, veja uma receita super-rápida e simples para transformá-las em um delicioso complemento crocante para seus pratos
    RECEITA Semente de abóbora crocante

19/05/2021 13:33

Ver todas