Notícias

Foto de: Agrião: história, cultivo, benefícios à saúde e preparo integral do alimento
Receitas

Agrião: história, cultivo, benefícios à saúde e preparo integral do alimento

Primo da couve, o agrião é consumido há vários séculos na Europa, principalmente, pelos gregos e romanos que apreciavam refeições ricas em especiarias e saladas picantes.

No Brasil, a hortaliça é plantada em todas as regiões durante o ano todo, cultivada em solo ou hidroponia e comercializada facilmente em mercados, hortifrútis e feiras livres.

Dentre as verduras, o agrião se destaca como fonte de manganês, cálcio, fósforo, ferro, zinco e vitaminas A, B1, B2 e C. A concentração de vitamina C é maior do que na laranja; possui mais ferro do que o espinafre e contém maior quantidade de cálcio do que o leite.

Estes nutrientes somados ajudam a prevenir a anemia, reduzir a pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a saúde dos olhos e da pele. 

Para adquirir os benefícios, geralmente o agrião é utilizado em saladas, sucos, patês e chás, mas para consumir o alimento de uma forma diferente, você pode preparar um bolo de agrião, que é saudável, saboroso e aproveita integralmente a hortaliça. 

Confira a receita:

Agribolo 

05/01/2022 10:16

Ver todas