Notícias

Foto de: Morango: fruta da época, receitas, plantio em casa e dicas de higienização
Economia

Morango: fruta da época, receitas, plantio em casa e dicas de higienização

Utilizado em sucos, saladas, sorvetes, geleias e para decorar bolos, o morango é uma fruta popular e está na safra deste mês.

O cultivo de áreas extensas iniciou no século XIV, mas só foi comercializado no século XIX, na Europa, com o tipo do morango que conhecemos hoje, pois o fruto é uma mescla de duas espécies (Fragaria x Annassa) que eram cultivadas lado a lado. 

No Brasil, estima-se que a produção começou na década de 50, em Minas Gerais, que, atualmente, é um dos maiores produtores, seguidos por Paraná e Rio Grande do Sul. 

Outros locais também cultivam a fruta, como São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e Distrito Federal, e mais de 90% da produção é comercializada no país.

Receitas

O morango pode ser adicionado em diversas preparações

Para aproveitar esse volume de produção e a época de safra, em que a fruta é mais barata, o Alimente-se Bem sugere algumas preparações saborosas e práticas. São elas:

Salada de Frutas com cevadinha

Salada Assada de Radicchio

Suco de Morango Vitaminado

Benefícios à saúde

As frutas de coloração vermelha, como o morango, possuem fitoquímicos, que são nutrientes encontrados em alimentos de origem vegetal. 

Eles agem no organismo como antioxidantes e combatem os radicais livres, a fim de prevenir o envelhecimento precoce das células.

Outro nutriente importante contido no morango é a vitamina C, que também possui função antioxidante, e ajuda na formação do colágeno e na absorção de ferro de origem vegetal

Plantio caseiro

As jardineiras podem ser colocadas em apartamentos

Cultivar frutas e legumes em casa é uma forma de consumir alimentos livres de agrotóxicos, bem como um benefício terapêutico, pois diminui a ansiedade e melhora a autoestima.

Com isso, o Alimente-se Bem ensina algumas formas para plantar o morango em casa ou apartamento:

1 - O plantio pode ser feito com a própria fruta cortada em pedaços pequenos, mas ela precisa ser, preferencialmente, “orgânica”. Coloque-a em um vaso com terra adubada, cubra os pedaços com pouca terra e borrife água diariamente;
2 - Outra maneira é por meio de sementes, que também precisam de terra adubada, cobertas com pouca terra e água borrifada até que ocorra a germinação;
3 - É possível, também, a partir de mudas. Para isso, preencha ¾ do vaso com terra de boa qualidade, coloque a muda e adicione a terra até cobrir a raiz. Depois é só regar diariamente;
4 - Por fim, o morango pode ser plantado diretamente no solo, em canteiros, mas é recomendado que sejam cobertos por palha ou casca de coco, a fim de evitar que os frutos entre em contato direto com a terra. Nesta opção, também podem ser usados vasos, jardineiras ou caixas de isopor, que é uma forma de aproveitar esse material de difícil reciclagem. 

Bônus:

  • No caso das sementes e mudas, é possível encontrá-las em casas de produtos para jardinagem;
  • Os pés de morango precisam de sol e podem ficar a meia sombra, mas devem ser protegidos do vento, geadas e granizo. 

Dicas de higienização 

É preferível higienizar os morangos somente na hora de comer

1 - Lave os morangos em água corrente para remover sujeiras maiores, como terra e pedras;

2 - Depois higienize por meio de imersão, durante 10 minutos, em 1 litro de água, com 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio (vendido em supermercados);

3 - Lave novamente em água corrente para tirar o excesso de hipoclorito de sódio;

4 - Retire os pedúnculos (hastes verdes que ficam na base da fruta);

5 - Seque bem os morangos para que durem mais;

6 - Lave, de preferência, no momento do consumo para preservar o aroma e o sabor;

Conservação

Com os avanços tecnológicos de produção, o morango é encontrado nos comércios durante o ano todo

Entretanto, há oscilações na qualidade, quantidade e preços do fruto, devido às condições climáticas desfavoráveis às plantações, entre janeiro e maio, pois é um período de temperatura mais alta e grande volume de chuva

Por isso, para ter um melhor aproveitamento da fruta no período de safra, é possível congelar ou preparar polpa com a fruta para ser preservada por mais tempo. 

Se gostou do conteúdo, compartilhe e acompanhe no Instagram do Sesi-SP

30/06/2023 09:00

Ver todas