Notícias

Foto de: 6 dicas para se alimentar de forma segura e adequada no verão
Alimentação Saudável

6 dicas para se alimentar de forma segura e adequada no verão

A estação mais quente do ano inicia em 21 de dezembro no Brasil. O verão é um período em que as pessoas buscam por atividades físicas, dietas e alimentos milagrosos para emagrecer ou manter o peso saudável.

Entretanto, a boa forma não é o único fator importante durante a saúde no verão. É necessário cuidados quanto à segurança dos alimentos, por conta do risco de contaminação.

Para isso, o Alimente-se Bem separou 6 dicas sobre como se alimentar de forma segura no verão:

1 - Observe as condições de higiene dos locais onde for comer, como: atendentes com cabelo preso e roupas limpas, superfícies limpas onde os alimentos são expostos e opte por alimentos cozidos na hora, pois possuem menor chance de contaminação.

2 - Prepare seu lanche para levar à praia ou passeios, a fim de evitar uma intoxicação alimentar. Escolha opções embaladas e que não precisam de refrigeração, como biscoitos, frutas secas e oleaginosas. Para se hidratar, compre sucos prontos, água de coco e picolés de frutas de vendedores locais.

Os lanches preparados em casa ajudam a evitar o consumo de salgados vendidos na praia

3 - Se quiser preparar lanches naturais, evite rechear com embutidos, molhos, patês, maionese, alimentos gordurosos e frituras, pois eles deterioram com maior facilidade. Utilize bolsas térmicas com gelo para manter a temperatura adequada das preparações e consuma em menor tempo possível, pois esses alimentos são mais perecíveis.

4 - Evite os salgados prontos mantidos em estufas na praia, pois mesmo que cozidos não é possível saber quanto tempo estão expostos, bem como o camarão no espeto, pois contém alto risco de contaminação, devido ficar por horas sob o sol.

5 - As garrafas e latinhas são outros produtos que precisam de atenção. Verifique a data de validade, se o lacre está intacto e leve o seu copo para consumir as bebidas.

6 - Em locais públicos, é difícil encontrar uma torneira e sabão para lavar as mãos, por isso leve álcool em gel 70% para higienizá-las antes de comer.

Importante saber!

É importante movimentar a economia do comércio local, mas faça escolhas consciente para evitar as DTA

Nesta época do ano, os destinos mais procurados no país são as cidades litorâneas que contam com diversas comidas de rua bastante consumidas pelos turistas.

Geralmente, esses alimentos são vendidos pelo comércio ambulante que necessitam de cuidados extras e infraestrutura para garantir as condições higiênicas adequadas.

Esses ambientes não são tão controlados, devido à exposição de riscos em todas as fases de preparo dos alimentos.

Com isso, pode ocorrer as doenças transmitidas por alimentos (DTA) que são um problema de saúde pública mundial. 

No caso do Brasil, há pouca priorização dos órgãos sanitários para o segmento de comida de rua, por isso as dicas do Alimente-se Bem te ajudarão a comer de forma segura no verão! 

09/12/2022 10:03

Ver todas