Notícias

Foto de: Alimentação e saúde do homem
Alimentação Saudável

Alimentação e saúde do homem

Novembro é o mês do combate ao câncer de próstata. Instituições de saúde e ensino estão focadas em comunicar aos homens informações sobre a prevenção dessa e de outras doenças.  

Uma ótima oportunidade, também, para debatermos as boas práticas alimentares e algumas curiosidades sobre o que está no prato dos homens brasileiros.

                                               Como está a saúde do homem brasileiro?

O programa Saúde do Homem* reuniu dados que demonstram que os homens ainda vivem 7,1 anos a menos que as mulheres, apesar do aumento de expectativa de vida entre 2000 e 2018. 

Além disso, na maioria das causas de óbitos, e em todas as faixas etárias até 80 anos, os homens continuam morrendo mais que as mulheres.

Coração: homens têm risco 40 a 50% maior de morrer em relação às mulheres

O mesmo estudo identifica que o risco de homens morrerem em decorrência das doenças crônicas não-transmissíveis (destacando as doenças cardiovasculares e doenças respiratórias crônicas) é de 40% a 50% maior em relação às mulheres

Os riscos são ainda maiores entre os homens que fazem uso abusivo de álcool, possuem dieta e estilo de vida pouco saudáveis, e não controlam a hipertensão arterial e/ou o excesso de peso corporal.

*Fonte: Site do Ministério da Saúde

A saúde dos homens é impactada pela alimentação?Uma matéria publicada em 2021* enfatizou a importância da alimentação e do acompanhamento médico e nutricional para a saúde da população masculina (os homens procuram menos os profissionais de saúde que as mulheres).

Importância da alimentação e do acompanhamento médico e nutricional para a saúde da população masculina

As sugestões para a melhoria dos hábitos alimentares incluem o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras, que são fontes de nutrientes, vitaminas, minerais e fibras, importantes para a prevenção de diversas doenças.

*Fonte: Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região

Dieta dos homens x dieta das mulheres

Diversos estudos mostram que, se comparadas, a alimentação do público feminino tende a ser mais bem avaliada: maior frequência do consumo de frutas, legumes, verduras, leites e derivados e menor quantidade de consumo de óleos e bebidas alcoólicas.

Exemplo disso são os dados obtidos em um estudo de ASSUMPÇÃO et al. (2017), que apresentou as diferenças entre a qualidade da dieta de homens e mulheres moradores de Campinas, em São Paulo:

• As mulheres apresentaram maior frequência de consumo de frutas, vegetais e derivados de leite. Com relação à prática de atividade física, lazer e evitar o fumo, melhoram com o avanço da idade. A pesquisa também apontou que residir com menos de três pessoas no domicílio e a presença de doença crônica colaboram para uma melhor qualidade da dieta.

Já os homens consumiam mais carnes e ovos, melhoravam a alimentação a partir dos 40 anos ou mais e admitiram não fazer nada para emagrecer. As menores pontuações ficaram entre os solteiros.

Exames em dia e check-ups anuais são fundamentais

Como melhorar a alimentação (e a qualidade de vida) dos homens?

Conscientização e pequenas atitudes podem fazer toda a diferença:

  • Equilibrar e priorizar escolhas alimentares saudáveis são fundamentais para uma boa relação com a comida e a saúde. Pare de ser atropelado pelo ritmo de trabalho na hora de se alimentar;
  • Vá para a cozinha! Não depender de outras pessoas ou serviços de alimentação te dá autonomia para controlar melhor o que, quanto e como come;
  • Faça escolhas conscientes! Mesmo que a correria do dia a dia te impeça de cozinhar, escolha locais que permitam o consumo de maior variedade de legumes e verduras;
  • Pequenas refeições causam grande impacto - pular refeições ou beliscar alimentos com baixa qualidade nutricional e calóricos, pode mascarar a sensação de fome.
    Tenha sempre uma fruta por perto, pois é uma opção saudável e prática para os intervalos. No café da manhã, tente incluir o leite ou uma fatia de queijo branco, e um iogurte ao invés de ficar somente no famoso “cafezinho puro”. No lanche da tarde algumas castanhas podem complementar e reforçar a nutrição antes do jantar.
  • Consuma a maior quantidade de alimentos in natura ou minimamente processados. - ao longo dos anos, o excesso de açúcar, sódio, sal e aditivos alimentares, como corantes e conservantes vão impactar a sua saúde e causam o surgimento de doenças diversas e suas limitações.
  • Exames em dia! Faça check-ups anuais ou conforme orientação médica Escute os sinais do seu corpo e respeite seus limites.

Uma vida saudável é construída a partir de escolhas diárias. Gostou do conteúdo? Então, aproveite o “Novembro Azul” e indique a algum homem especial, que precisa saber mais sobre alimentação e vida saudável.

08/11/2024 10:16

Ver todas