Notícias

Foto de: Tipos de açúcar
Alimentação Saudável

Tipos de açúcar

Descubra as diferenças

Para adoçar inúmeras receitas de sucos, chás, cafés, bolos e doces existem diversos tipos de açúcares e adoçantes. O mais utilizado pelos brasileiros é o refinado, mas também há opções mais naturais ou mais artificiais que ele. Mas, qual usar? Qual é a melhor? Qual a mais saudável? Vamos aprender agora!

De acordo com definição estabelecida pela Anvisa em 1978, o açúcar é a sacarose obtida da cana (Saccoharum officinarum) ou da beterraba (Beta vulgaris L.) e, com menos frequência, de outros vegetais, por meio de processos industriais adequados. Ele pode ser classificado como refinado, cristal, demerara, mascavo ou, mais recentemente, light e de coco. 

As principais diferenças entre os açúcares podem aparecer no seu gosto, na sua cor ou na sua composição nutricional. Todos possuem alto teor de calorias e o poder de aumentar rapidamente o nível de glicose no sangue. Portanto, independentemente do seu processo de fabricação, o produto deve ser utilizado com moderação. 

Qual a quantidade diária ideal? 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação para a população é a de que o consumo de açúcar fique entre 5 e 10% de tudo o que ingerimos diariamente. No entanto, quanto mais perto dos 5% (25 gramas ou 5 colheres de chá) nos mantivermos,  melhor para a nossa saúde. 

Essa recomendação abrange tanto os açúcares que usamos ao cozinhar e os adicionados pelas indústrias a produtos como bolachas, iogurtes, chocolates etc. quanto os naturais, presentes em alimentos como o mel e as frutas. 

O que o consumo excessivo pode causar?

O Guia alimentar para a população brasileira afirma que consumir muito açúcar no dia a dia pode contribuir para o desenvolvimento de obesidade, diabetes e outras doenças crônicas, principalmente em indivíduos com fatores de risco cardiovascular. Portanto, é recomendado uso moderado no preparo de refeições, buscando-se sempre deixar a alimentação saborosa, mas nutricionalmente balanceada.

Como muitas vezes a quantidade de açúcar utilizada nos alimentos processados e ultraprocessados é imperceptível, é fundamental ficar atento aos rótulos! 

Esse composto pode ser encontrado na lista de ingredientes dos rótulos com os seguintes nomes:

  • Açúcar;
  • Açúcar invertido;
  • Açúcar turbinado;
  • Dextrose;
  • Dextrina;
  • Frutose;
  • Glicose;
  • Glucose;
  • Maltose
  • Maltodextrina;
  • Oligossacarídeos;
  • Sacarose;
  • Xarope glucose-frutose;
  • Xarope de milho.

Tipos de açúcar

  1. Açúcar mascavo

É um açúcar bruto, escuro e úmido. Ele é extraído depois do cozimento do caldo de cana e, como não passa pelo processo de refinamento, conserva sais minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio. Possui gosto similar ao do caldo de cana. Comparativamente, difere do açúcar de mesa principalmente pela sua coloração, pelo seu sabor característico e pela maior quantidade de nutrientes que contém. 

  1. Açúcar demerara

É retirado diretamente do melado de cana. Possui cristais úmidos e transparentes e coloração mais clara que a do açúcar mascavo. Não passa por lavagens ou processos de purificação e não contém aditivos químicos. Assim como o açúcar mascavo, apresenta maiores quantidades de sais minerais que o açúcar refinado.

  1. Açúcar cristal

É esbranquiçado e é composto por cristais grandes e transparentes. Durante a sua produção, o caldo de cana passa por purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e secagem. A partir dele são produzidos o açúcar refinado e o de confeiteiro. Embora seja um pouco menos processado que estes dois últimos, não apresenta vantagens em relação ao seu teor de sais minerais.

  1. Açúcar refinado

O processo de produção desse composto tem início com a dissolução do açúcar cristal, que passa, em seguida, pelas etapas de clarificação e filtração. O refinamento remove vitaminas e minerais, restando apenas sacarose.

  1. Açúcar de coco

Extraído do fluido das flores da palma de coco, é um substituto do açúcar de cana, e não passa por refinamento ou adulteração. Além disso, não contém conservantes. O açúcar de coco possui elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro e é fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Apresenta baixo índice glicêmico, sendo digerido mais lentamente.

  1. Açúcar light

Também conhecido como açúcar fit ou açúcar magro, o açúcar light é a mistura do açúcar refinado comum com adoçantes artificiais como sucralose, ciclamato de sódio ou sacarina sódica. É menos calórico que o açúcar comum, em função de seu menor teor de sacarose, porém deve ser consumido com cautela.

Apesar de conter menos sacarose, o açúcar light não inclui outros nutrientes e não pode ser considerado como um alimento saudável. Ele só deve ser consumido por indivíduos com diabetes dos tipos 1 ou 2 e em caso de recomendação por nutricionista ou médico, após observados sintomas clínicos e feitos exames laboratoriais.

17/06/2021 11:21

Ver todas