Notícias

Foto de: Safra do mês: conheça os benefícios do pêssego à saúde e saiba como incluí-lo nas receitas
Aproveitamento Integral

Safra do mês: conheça os benefícios do pêssego à saúde e saiba como incluí-lo nas receitas

Fruta aveludada, carnuda e presente na safra de dezembro, o pêssego possui o nome científico de prunus persica, pois, acreditou-se, por muito tempo, que a espécie era originária da Pérsia, que hoje é o Irã, mas, na verdade, o pessegueiro é nativo da China. 

No Brasil, é produzido, principalmente, nos estados do sul, devido ao clima mais frio. Neste cenário, o Rio Grande do Sul, retém por volta de 44% da área brasileira cultivada, e é destaque nacional na produção de conservas e geleias destinadas à indústria. Já no mercado in natura fica por conta de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Consumo e benefícios 

Quando está fresca, a fruta contém poucas calorias - uma porção de 100 gramas, 39 kcal -, e compostos antioxidantes como: fenólicos e carotenoides. Porém, os índices de substâncias antioxidantes podem variar, de acordo com o cultivo, fatores genéticos e ambientais.

Os valores nutricionais também incluem vitaminas A, C, E; sais minerais; ferro; fósforo; iodo; cobre; manganês; carboidratos; fibras e cálcio. Esses nutrientes combinados a uma alimentação saudável e balanceada podem auxiliar o intestino, evitar problemas no aparelho digestivo e no sistema nervoso, reumatismo e reduzir o colesterol.

O sabor da fruta inteira é bem agradável, quando madura, mas podemos consumi-la em forma de suco, geleia e doce; incluir em bolos e tortas; e até como acompanhamento de saladas e recheios.

Ao comprar o pêssego, que é uma das frutas da safra de dezembro, observe se a casca está firme e sem marcas, e para melhor conservação mantenha na geladeira. 

Abaixo, separamos algumas receitas práticas e deliciosas para você adicionar a fruta nas preparações.

Receitas 

Salada de frutas com cevadinha

Stinco de frango ao molho de maracujá com pêssego

Bolo de carne com frutas

14/12/2021 15:08

Ver todas