Notícias

Foto de: Receitas feitas em uma panela garantem economia, alimentação saudável e aproveitamento de alimentos
Economia

Receitas feitas em uma panela garantem economia, alimentação saudável e aproveitamento de alimentos

Em março, o Alimente-se Bem continua com a série “Receitas feitas em uma panela só”, com foco em refeições que podem ser servidas no almoço ou jantar, e até incluídas na marmita.

As sugestões são nutritivas, rápidas e práticas, como o Risoto rosado, que fica pronto em 40 minutos e utiliza partes não convencionais, como talos de beterraba, cascas e ramas da cenoura. 

Apesar do risoto, culturalmente, usar o “arroz arbóreo”, essa receita pode ser preparada com o “arroz agulhinha”.  

Receita de risoto rosado - Foto: Karim Kahn/SESI-SP

Tipos de arroz

Atualmente, existem mais de dois mil tipos diferentes de grãos de arroz que são cultivados no mundo todo. 

Confira a seguir os tipos mais comuns do mercado:

Arroz agulhinha ou brancoÉ o mais consumido pelos brasileiros, pois possui o cozimento rápido. Isso é devido ao grão macio passar por processos de retirada da casca e da película que o cobre.
Arroz agulhinha parboilizadoÉ o arroz agulhinha comum que sofre um tratamento hidrotérmico. A técnica consiste em cozinhar parcialmente os grãos com a casca.
Arroz agulhinha integralMesma espécie do arroz branco comum, porém não passa pelo processo de retirada da película. Desta forma, preserva mais nutrientes e minerais do que o arroz branco.
Arroz arbóreoTipo tradicional da culinária italiana, é muito utilizado para preparar receitas, como risoto e arroz doce, pois oferece cremosidade e consistência firme aos pratos.
Arroz vermelhoApresenta coloração vermelha e sabor suave. O cereal possui o grão duro e resistente, com o cozimento mais demorado.
Arroz catetoSeja na versão integral ou comum, o arroz cateto tem o grão arredondado e pequeno, o cozimento mais lento, e a consistência firme.

E-book de receitas gratuito 

A publicação Alimente-se Bem com Praticidade reúne cerca de 20 preparações simplificadas, que incentivam o aproveitamento integral de alimentos, a economia e a otimização do tempo de preparo das refeições. 

História e curiosidades 

Diferentes tipos de grãos de arroz

O arroz é um dos alimentos mais consumidos no Brasil e, junto ao feijão, eles formam a base da alimentação brasileira.

Acredita-se que o cereal surgiu na Ásia e, durante as navegações, que partiram da lá, em diversas rotas para o mundo, facilitou a expansão do grão, que também foi utilizado como moeda de troca

Por ser uma planta de fácil adaptação, o arroz chegou ao delta do Nilo e, em seguida, na Espanha e Itália

Assim, a cultura do consumo do alimento se consolidou e, o arroz é usado hoje, em pratos como o risoto e a paella.

Se gostou do conteúdo, compartilhe!

06/03/2023 09:00

Ver todas