Notícias

Foto de: Saiba por que sentimos vontade de comer doce após as refeições e quais são as opções de doces com cascas de frutas
Aproveitamento Integral

Saiba por que sentimos vontade de comer doce após as refeições e quais são as opções de doces com cascas de frutas

Você é do time que gosta de um docinho depois do almoço? Ou já está de olho na sobremesa antes das refeições? 

Esse é um hábito muito comum no país e, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF, 2017-2018), os brasileiros consomem 50% a mais de açúcar do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que é de, no máximo, 12 colheres de chá por dia. 

No entanto, o açúcar não está presente apenas nas sobremesas, ele também é adicionado em alimentos ultraprocessados e bebidas.

Apesar de delicioso, o consumo excessivo pode causar alguns problemas de saúde, como: obesidade, diabetes do tipo 2, inflamação do intestino, piora do sono, aumento da oleosidade na pele e cáries.

Se você não possui nenhuma restrição de açúcar, como no caso dos diabéticos, isso não significa que é preciso cortar a sobremesa e nem tratar o açúcar como um vilão. Uma alternativa é procurar opções mais saudáveis de consumo

Receitas de doces com cascas de frutas

Bolo feito com casca de banana

Para isso, o Alimente-se Bem sugere algumas receitas de doces saborosas, nutritivas e práticas feitas com cascas de frutas

Essas partes não convencionais dos alimentos podem conter mais fibras, vitaminas e minerais do que a própria polpa.

Por exemplo, a banana possui quase 3x a mais de vitamina C e o dobro de potássio na casca, quando comparada aos nutrientes da polpa. Já a casca da laranja, apresenta 7x mais fibras e 5x mais fósforo do que a polpa. 

Confira as preparações:

Bolo de casca de banana

Doce de casca de abacaxi

Doce de casca de melancia 

Doce de casca de mexerica

Cascas de manga caramelizadas

Cocada festiva

Por que sentimos vontade de comer doces após o almoço?

Comer doce depois do almoço é um costume de muitos brasileiros

Há algumas explicações fisiológicas e, uma delas, é que esse desejo é ativado a partir de uma “mensagem” que o corpo envia ao cérebro de que alguma substância foi muito utilizada e precisa ser reposta. 

A substância é a serotonina, um hormônio que participa da digestão, e é responsável por controlar a motilidade intestinal e a secreção das enzimas digestivas. 

A serotonina é produzida por meio do triptofano, um aminoácido presente em alimentos, como ovos; oleaginosas; aveia; chocolate com alto teor de cacau (acima de 70%), em pequenas quantidades; frutas (com destaque para a banana) e os doces também são uma das fontes.

Com isso, ao realizar uma refeição muito pesada, o corpo necessita de alimentos fontes de triptofano para compensar a serotonina

Como comer doces sem exagero após o almoço?

Manter uma alimentação saudável não significa a restrição e, sim, o equilíbrio entre as escolhas das refeições diárias. 

Por isso, o Alimente-se Bem separou algumas dicas de como integrar os doces depois do almoço sem exagerar:

1. Prefira frutas 

Frutas como banana, maçã e mexerica são práticas para levar ao trabalho

As frutas são ótimas opções de sobremesas, devido aos benefícios à saúde, e as da estação são ainda mais doces, saborosas e baratas.

2. Não substitua as refeições por doces 

Com a rotina corrida, às vezes, consumir alimentos prontos torna mais práticos, mas ao substituir as refeições principais por doces, o organismo não absorve fibras, vitaminas, minerais e macronutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

3. Cuidado com as quantidades

Prefira chocolates com mais porcentagem de cacau

Para não consumir em excesso, é possível fracionar os doces em pequenas porções e guardar um pouco para o dia seguinte. 

Por exemplo, ao dividir uma barra de chocolate em tabletes ajuda a minimizar a vontade de comê-la inteira de uma vez só e, também, é possível optar pelo chocolate 70%, que possui menor teor de açúcar.

4. Coma com atenção

Para ajudar, o podcast técnica mindful eating orienta como degustar o alimento e trazer a atenção ao momento presente.

Prestar atenção a quantidade, mastigar bem e comer devagar são fatores que ajudam a sentir mais o sabor e dão maior saciedade

5. Cuidado com a composição

A composição dos alimentos processados ou ultraprocessados possui grandes quantidades de aditivos alimentares, como corantes, adoçantes, aromatizantes e estabilizantes, e não fazem bem à saúde.

Por isso, prefira consumir doces caseiros, assim como as sugestões de doces feitos com cascas de frutas

Uma outra opção é, ao adoçar as preparações, utilize tâmaras, bananas mais maduras, damascos e uvas passas, e reduza a quantidade açúcar refinado ou substitua por outros tipos de açúcar.

Se curtiu o conteúdo, compartilhe, e que o consumo de doces seja na medida!

25/07/2023 16:38

Ver todas