Notícias

Foto de: Dia Mundial da Saúde: entenda os conceitos saúde e qualidade de vida
Alimentação Saudável

Dia Mundial da Saúde: entenda os conceitos saúde e qualidade de vida

Você sabia que o conceito “saúde” não significa apenas a ausência de doenças? A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que: “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social”, por isso, hoje, 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde.

Estabelecido pela OMS, em 1948, durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde, e comemorado desde 1950, o objetivo da data é abordar questões pertinentes à saúde global, impulsionar a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população e incentivar às pessoas a usufruir de atividades que envolvam a promoção da saúde.

Saúde e qualidade de vida 

A especialista em psicologia do Sesi São Paulo, Renata Macedo, explica que os conceitos saúde e qualidade de vida são complementares. “A saúde vai além do que prevenir doenças - significa desenvolver estratégias para manter qualidade de vida e bem-estar, e avaliar hábitos e estilos de vida não saudáveis - pois a promoção da saúde depende da mudança de atitude”, afirma.

“Já a qualidade de vida implica em uma avaliação subjetiva - positiva e negativa - que a pessoa faz da própria vida, bem como está relacionada às questões objetivas, como situações de conflito social, econômica e cultural”, esclarece a psicóloga.

Desta maneira, a saúde e a qualidade de vida se baseiam no equilíbrio entre as diferentes esferas da vida social, física e psicológica. Renata destaca que mentes saudáveis produzem comportamentos saudáveis. “As ações e os sentimentos são influenciados pela nossa avaliação. Não são as situações do cotidiano que provocam sofrimento e, sim, a interpretação que fazemos delas”, enfatiza.

Saúde integral 

Ao manter este equilíbrio nas três esferas, a pessoa alcança a saúde integral, que compreende o cuidado entre corpo e mente, e bem-estar social nos diversos ambientes em que circulamos.

De acordo com a especialista, é importante priorizar uma rotina que envolva alimentação equilibrada, sono de qualidade, atividade física e lazer. “É possível conquistar um estilo de vida saudável com o tempo, a constância e a maturidade”, diz. 

Ao abordar este assunto, Renata parafraseia uma frase da poetisa Cora Coralina: “Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo.”

Alimentação

Para te ajudar na mudança de estilo de vida, no aspecto que inclui a alimentação, você pode preparar no dia a dia receitas saudáveis, nutritivas e que adicionam o aproveitamento integral dos alimentos. Confira no menu Receitas do site. 

07/04/2022 09:23

Ver todas