Notícias

Foto de: Consumo de alimentos e medidas preventivas que ajudam a evitar o Diabetes tipo 2

Consumo de alimentos e medidas preventivas que ajudam a evitar o Diabetes tipo 2

Estilo de vida, hábitos alimentares e práticas de atividades físicas regulares fazem a diferença no aparecimento de doenças, por exemplo: fatores como obesidade e sedentarismo contribuem para o desenvolvimento do Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2).

É uma doença metabólica crônica causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, que é o hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia ao organismo. 

A doença também resulta da predisposição genética e afeta a qualidade e a expectativa de vida, devido complicações nos rins e olhos, bem como problemas no coração, como acidente vascular encefálico e infarto agudo do miocárdio. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

A melhor forma de prevenir o diabetes e outras patologias é manter bons hábitos diários, como mostra a  ilustração que aborda os grupos de alimentos e as medidas preventivas que devem ser seguidas para isso.

A alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do organismo, a melhora do controle glicêmico e o bem-estar geral. É ideal buscar variedade e equilíbrio entre qualidade, quantidade e segurança dos alimentos ingeridos.

Os alimentos in natura e/ou minimamente processados - alimentos frescos obtidos diretamente da natureza, como frutas, verduras, legumes e tubérculos - devem ser priorizados e compor a base da alimentação. 

Já os alimentos ultraprocessados composto de muitos ingredientes, alto teor de açúcar, sal e gorduras saturadas precisam ser evitados, conforme orienta o Guia Alimentar para a População Brasileira 

Um estudo recente publicado na revista científica Journal of Nutrition, da Oxford Academic, relacionou a redução do risco do diabetes tipo 2 com o maior consumo de grãos integrais. 

A descoberta indica a troca da farinha branca pela integral, durante o aconselhamento dietético, pois o cereal é fonte de fibras, o que ajuda a atenuar a resposta à insulina e a prevenir o DM2.

A seguir, desenvolvemos três receitas saborosas e nutritivas para contribuir com um estilo de vida mais saudável.

Pão integral

Frango ao molho de brócolis

Muffins de frutas

24/02/2022 10:48

Ver todas