Notícias

Foto de: Benefícios da dieta Cardioprotetora e atividades físicas recomendadas para cuidar da saúde do coração
Alimentação Saudável

Benefícios da dieta Cardioprotetora e atividades físicas recomendadas para cuidar da saúde do coração

No Brasil, as doenças cardiovasculares representam as principais causas de mortes. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença do coração e aproximadamente 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades. O número corresponde a 30% de todas as mortes e estima-se que até 2040 haverá um aumento de 250% desses eventos no país.

Para compreender melhor esses dados, vamos entender como as doenças se desenvolvem, quais são os fatores de risco e as formas de prevenção e tratamento.

As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório: coração e vasos sanguíneos. Entre elas, as mais preocupantes são a doença das artérias coronárias (artérias do coração) e das artérias do cérebro. Quase todas são provocadas pelo depósito de gordura e cálcio dentro das artérias, chamado aterosclerose, que dificulta a circulação sanguínea nos órgãos.

Os fatores de risco são variados, pois envolvem: fumo, diabetes, hipertensão, alimentação inadequada, obesidade, sedentarismo, poluição do ar e condições raras e negligenciadas, como Doença de Chagas.

Veja a seguir como funciona a dieta Cardioprotetora 

O Hospital do Coração (HCOR), em São Paulo (SP), junto ao Ministério da Saúde elaboraram a Alimentação Cardioprotetora Brasileira, também conhecida como Dica Br. Ela integra todas as recomendações nutricionais, a fim de oferecer a melhor composição de alimentos e distribuição de nutrientes, de acordo com a regionalidade. 

A dieta é representada de forma lúdica com os alimentos separados pelas cores da bandeira do Brasil.

https://lh3.googleusercontent.com/Wgn0Zxmm6KX6tfzvdqNcE41Btp_rFtIfk0TQT1-sQO5Szrjd1eciG27IaEYC8K5QRf9IOyzWc-PLrKIpNih6X0O08UYai2CGHI1zD_NY0eogoC_UcHprLuoWwmCojA

Fonte: Alimentação Cardioprotetora

  • Grupo verde - base da alimentação
  • Grupo amarelo - consumo com moderação
  • Grupo azul - ingestão em pequenas quantidades

Além dessa divisão, há o Grupo vermelho que indica os alimentos que devem ser evitados.

Confira:

A seguir, desenvolvemos três receitas saudáveis com base na dieta cardioprotetora para auxiliar no dia a dia.

Salada colorida

Macarrão com legumes e ricota

Rocambole recheado com palmito

Dicas de especialista sobre exercícios físicos para cuidar da saúde do coração 

O caminho para o equilíbrio de uma vida saudável, prevenir e tratar doenças é integrar bons hábitos alimentares, qualidade de sono e praticar alguma atividade física.

De acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte, a recomendação mais recente para pessoas com má circulação sanguínea é seguir um programa de exercícios entre 3 e 7 dias por semana, com duração de 20 a 40 minutos por sessão, e intensidade entre leve e moderada.

O especialista em vida saudável do Sesi São Paulo, Jolívio Marques Queiroz, explica que as atividades aeróbicas são boas alternativas para quem possui alguma doença cardiovascular. “Caminhar, correr, pedalar e nadar são ideais, mas também é possível obter ótimos resultados com a musculação, yoga e pilates. Para ter segurança e não cair na rotina, é importante diversificar, respeitar o limite do corpo e progredir aos poucos”, alerta.

Quanto ao praticar exercícios físicos em casa, ele recomenda optar pelos movimentos de execução mais simples. “Caminhada, subir e descer escadas, seguir coreografia de dança, fazer deslocamentos laterais e agachamentos (movimento de sentar e levantar), sempre respeitando seu ritmo e restrições”, orienta o especialista.

Bônus: Caso surja algum desconforto, dúvida ou necessidade de orientação específica, consulte um médico e profissional de educação física.

10/02/2022 09:39

Ver todas