Ovo: De temido e proibido, ele passou a adorado!
Conhecido pela presença frequente na mesa dos brasileiros, o ovo de galinha já foi considerado um dos principais causadores do aumento do colesterol ruim. No entanto, aos poucos, descobriu-se que o alimento é versátil e possui excelente qualidade nutricional. Afinal, é rico em proteínas de alto valor biológico e, comparando-se com outros alimentos com essa característica, possui baixo custo no supermercado.
O ovo também é rico em ácidos graxos de cadeia longa (muito importante no desenvolvimento e na saúde do nosso cérebro). O alimento ainda possui alta qualidade nutricional, e é rico em proteínas de alto valor biológico; minerais como ferro, selênio, zinco e fósforo vitaminas A, E, K e do complexo B; carotenoides (Zeaxantina e Luteína) e Colina (importante componente do cérebro).
Como o ovo é muito utilizado como ingrediente em diversas receitas, separamos 7 dicas para você aproveitá-lo corretamente. Confira:
- Para garantir a segurança e evitar contaminação, sirva o ovo sempre com a gema dura. Caso opte pelo cozimento, conte pelo menos 7 minutos após a fervura.
- Ao preparar maionese caseira, utilize sempre a gema cozida, para evitar o risco de contaminação por salmonela.
- Há, no mercado, clara e gema pasteurizadas e até ovo em pó. Perfeitos para evitar a contaminação.
- Não compre ou utilize ovos com casca rachada. A casca do ovo é porosa, por isso precisa ser guardado em potes tampados, pois absorve odores, sempre em geladeira. Eles também não devem ser lavados para o armazenamento, somente antes do uso.
- No preparo de receitas, sempre quebre os ovos um a um em um recipiente separado, evitando a perda de ingredientes, caso o ovo esteja podre.
- A clara, quando batida em ponto de neve, absorve ar e pode até triplicar seu volume inicial, garantindo leveza principalmente às massas de bolo e suflês. Mas fique atento: o contato de qualquer resquício de gema ou gordura prejudica o processo de transformação das claras em ponto de neve.
- O ovo também é o queridinho daqueles que querem ganhar massa muscular, pela qualidade de sua proteína e por não ter um alto valor calórico. Mas não deve ser consumido cru.
E as diferentes cores dos ovos?
As cores das cascas variam de acordo com a raça das galinhas. Quando elas são criadas soltas e alimentadas com milho, como as caipiras, botam ovos com gema de cor mais escura, alaranjada e com maior concentração de ferro. Uma boa ideia é cozinhar o ovo em água colorida, como água de cocção da beterraba, isso o deixará com a clara rosada, ótima opção para divertir as crianças.
O ovo é sempre uma opção para uma refeição rápida e prática. Frito, cozido, mexido, poché, como omelete, em receitas doces ou salgadas, no pão, em bolos. Um coringa. Agora que você conhece tantos benefícios do queridinho do Brasil, que tal aproveitá-lo mais no seu dia a dia? Alimente-se bem diariamente!
11/11/2020 10:33