Notícias

Foto de: Hábitos saudáveis contra o câncer: entenda a relação entre a alimentação e a prevenção à doença.
Alimentação Saudável

Hábitos saudáveis contra o câncer: entenda a relação entre a alimentação e a prevenção à doença.

A pré-disposição genética e a ausência de hábitos saudáveis estão entre os principais fatores causadores do câncer. Entre 80% e 90% dos casos estão associados a causas externas. De acordo com especialistas, o segredo da saúde e da longevidade é um conjunto de hábitos, como: alimentação balanceada, exercícios físicos, saúde emocional, sol, ar puro e ingestão de água.

No início da década de 1980, pesquisadores estimaram que cerca de 30% dos casos de câncer, no mundo, estariam relacionados a dietas inadequadas. Esse número, que continua válido até hoje, significa que um número expressivo de pessoas poderia evitar o problema, ao melhorar seus hábitos alimentares. É importante ressaltar que nenhum alimento sozinho é capaz de proteger contra o câncer, assim como nenhum alimento, consumido de forma moderada é capaz de causar câncer, mas a combinação correta de alimentos saudáveis e nutritivos pode estimular o sistema imunológico a prevenir ou lutar contra a doença.

Há algumas décadas, tem sido enfatizado, por exemplo, o efeito protetor das fibras alimentares contra o câncer de cólon e de reto. Este conceito foi sugerido por Burkitt em 1971, que relacionou a elevada ingestão de fibras com a baixa incidência desses tipos de câncer.

Outra fibra muito importante é o farelo de trigo, rico em vitamina B6, que pode reduzir, em 50%, o risco de desenvolvimento de câncer de pulmão.

Já o azeite de oliva e suplementos de óleo de peixe protegem contra o câncer de mama. Outros compostos dos alimentos, como as isoflavonas, presentes na soja; o licopeno no tomate; a quercetina na maçã; o resveratrol na uva, as antocianinas nas frutas vermelhas, como a cereja; a framboesa e a amora, possuem ação antioxidante e são importantes na prevenção do câncer.

Esses são exemplos de alimentos com alegações funcionais, que promovem efeitos fisiológicos benéficos, podendo prevenir ou retardar doenças como o câncer. No entanto, os efeitos positivos desses alimentos devem ser obtidos em quantidades não tóxicas, e não são destinados ao tratamento ou cura das doenças.

Por conta da riqueza na composição das frutas e das hortaliças, em fibras e compostos bioativos, elas ocupam uma posição de destaque nos estudos que envolvem a prevenção contra o câncer, tendo sido comprovado que o aumento no consumo desses grupos de alimentos promove uma redução na incidência global da doença, que pode variar de 7% a 31%.

A recomendação é consumir, no mínimo, cinco porções (400g), por dia, de frutas e vegetais, como espinafre, bertalha, agrião, tomate, cenoura, couve-flor, beterraba, chuchu, quiabo e abobrinha, sendo duas porções de frutas e três de vegetais sem amido. Cada porção equivale a uma quantidade que caiba na palma da sua mão, do produto picado ou inteiro, totalizando 80g.

As carnes vermelhas possuem nutrientes essenciais ao corpo, proteínas, zinco, vitamina B e de ferro heme, mas em excesso, pode ter efeito tóxico sobre as células. Por isso, o ideal é limitar o consumo a 500 gramas por semana e, de preferência, assadas, cozidas e ensopadas. Quando são grelhadas, fritas ou preparadas como churrasco, podem aumentar a chance de desenvolvimento de câncer colorretal.

A relação entre o tipo de câncer e a alimentação é complexa, pois além de incluir diversos tipos de alimentos, deve-se levar em consideração também a forma de preparo e o tamanho das porções consumidas.

Hoje você aprendeu um pouco mais sobre como os alimentos fortalecem o organismo e, dessa forma, ajudam a prevenir o câncer. Isso mostra que ingerir alimentos saudáveis e praticar exercícios físicos devem ser hábitos constantes. Alimente-se bem todos os dias!

17/11/2020 09:37

Ver todas