Notícias

Foto de: Cereais integrais x cereais convencionais: quais são as diferenças e os benefícios
Alimentação Saudável

Cereais integrais x cereais convencionais: quais são as diferenças e os benefícios

Nos grandes e pequenos comércios é cada vez mais acessível a oferta de produtos integrais e muito se fala de incluí-los na alimentação, porém, você sabe qual é a diferença entre os cereais integrais e os convencionais?

Cereais convencionais

De acordo com Guia alimentar para população brasileira, os cereais polidos, que são os mais consumidos, como o arroz branco e os grãos de trigo - usados na maioria das farinhas de trigo - apresentam menor quantidade de fibras e micronutrientes, devido ao processamento que retira algumas partes do grão como película e germe.

Alguns estudos relacionam a ingestão excessiva de cereais refinados, como pães, biscoitos, massas, entre outros, com o aumento de peso corporal, carências nutricionais, desenvolvimento de doenças do coração, diabetes e colesterol.

Por esta razão, o guia indica versões menos processadas desses alimentos, como o arroz integral e a farinha de trigo integral. 

Benefícios dos cereais integrais

No alimento integral, o grão permanece íntegro e preserva os nutrientes, o que favorece o bom funcionamento do organismo e previne o aparecimento de doenças. 

As fibras, por exemplo, auxiliam na redução da absorção do colesterol e glicose no intestino, melhoram a digestão e contribuem para a saciedade. Por isso, é benéfico substituir a farinha, o macarrão, o arroz branco e os cereais em geral pela versão integral.

Para obter estes benefícios, os cereais integrais devem estar associados a uma alimentação equilibrada, com ingestão de água adequada e prática de atividades físicas regulares.

Principais diferenças entre os cereais integrais e os convencionais

IntegraisConvencionais
Cozimento longoCozimento rápido
Mais nutrientes e fibras devido manter a estrutura do grão durante o processamentoPerda de nutrientes e fibras durante o processamento
Maior saciedadeMenor saciedade
Contribui com o funcionamento intestinal e a prevenção de algumas doenças

Para ajudar na sua alimentação com produtos integrais, separamos algumas dicas nutricionais sobre grãos e sugerimos duas receitas práticas e saborosas: 

Bolo integral maravilha

Pão integral

Curiosidade ao consumidor 

Para classificar um alimento integral ou com a presença de ingredientes integrais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou recentemente a  Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 493/2021

Na composição, o alimento precisa apresentar no mínimo 30% de ingredientes integrais e, adicionalmente, ter uma quantidade de ingredientes integrais superior à de refinados. 

Ao atender estas condições, o termo “integral” poderá ser veiculado ao nome de venda do produto (marca), desde que apareça o percentual de ingredientes integrais presentes na composição e utilize o mesmo tamanho, tipo e cor de fonte na embalagem.

03/03/2022 11:00

Ver todas