Notícias

Foto de: Conheça a dieta DASH e os exercícios físicos indicados para prevenir e tratar a hipertensão arterial
Alimentação Saudável

Conheça a dieta DASH e os exercícios físicos indicados para prevenir e tratar a hipertensão arterial

Você já deve ter ouvido falar que o melhor resultado da pressão arterial é 12x8, mas como entender quando os níveis se elevam, quais são os fatores de risco, às doenças associadas e as formas de prevenção e tratamento?

A hipertensão é uma condição clínica causada por diversos fatores que aumentam a pressão arterial. Está associada a alterações das reações do corpo e funcionamento dos órgãos. Ela pode agravar devido aos fatores de risco como: obesidade, diabetes, intolerância à glicose e níveis elevados de gorduras no sangue.

O número de óbitos por hipertensão cresce a cada ano no Brasil. Em 2015, foram registradas 47.288 mortes e após quatro anos, o número saltou para 53.022, segundo o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

De acordo com o Vigitel Brasil 2020 - pesquisa realizada por telefone pelo Ministério da Saúde sobre a situação dos fatores de risco para doenças crônicas na população brasileira - 25,2% da população brasileira possui hipertensão.

Confira a seguir quais são os fatores de risco da doença e o que é a dieta DASH que tem efeito protetor

Hipertensão Arterial

A dieta DASH* é rica em minerais como potássio, magnésio e cálcio, e fibras alimentares que são responsáveis por reduzir a pressão arterial, e para maior resultado de prevenção e tratamento é necessário diminuir o consumo de sal.

A quantidade recomendada é de 5 gramas por dia, o que equivale a 2 gramas de sódio, por exemplo: uma colher de café contém 1 grama de sal. Em um dia de refeições, o ideal é utilizar até 3 colheres de café de sal distribuído nos preparos, pois as 2 gramas restantes virão de alimentos processados. 

Clique aqui e saiba quais são os tipos de sal.

O segredo para reduzir o sal na preparação dos alimentos e dispensar o saleiro da mesa é apostar nos temperos naturais. Para ajudar você a praticar este conceito, selecionamos algumas receitas saudáveis que adicionam esses temperos.

*Dieta DASH: (Dietary Approach to Stop Hypertension - Abordagem Dietética para parar a hipertensão)

Receitas

Pescada branca assada

Salada de trigo ao molho de manjericão

Sopa de abóbora com mandioquinha

Especialista orienta quais são os exercícios ideais para cuidar da hipertensão

A adoção de um estilo de vida saudável inclui boa alimentação, atividade física e qualidade de sono para prevenir e tratar diversas doenças.

Segundo o especialista em vida saudável do Sesi São Paulo, Jolívio Marques Queiroz, os exercícios aeróbicos como: caminhada, corrida, ciclismo, dança e natação são ótimas opções que ajudam a controlar a pressão arterial. “O ideal é praticar uma atividade física de 3 a 5 vezes por semana, por pelo menos 30 minutos, com uma intensidade entre leve e moderada”, afirma.

Atividade física em casa

Para quem deseja praticar algum exercício em casa, o especialista orienta subir e descer escadas, realizar deslocamentos laterais, agachamentos (movimento de sentar e levantar) ou seguir alguma coreografia de dança, respeitando seu ritmo e restrições, e se surgirem dúvidas ou necessidade de alguma orientação específica, sempre consulte um médico e profissional de educação física.

Quanto ao que vestir e calçar nestas práticas, ele aconselha para não se preocupar com a moda, pois o mais importante é optar por tecidos leves e flexíveis, que permitam melhor execução dos movimentos e boa evaporação do suor.

“O calçado deve ser confortável para não apertar os dedos ou causar bolhas e feridas. O ideal é que tenha sistema de amortecimento (sem exagero), a fim de diminuir o impacto dos pés no solo e proporcionar mais conforto aos joelhos, tornozelos e quadril”, explica o profissional.

Dica: No caso do calçado, na hora da compra, experimente vários modelos e simule algum exercício como salto ou caminhada para sentir se há conforto durante o impacto.

27/01/2022 10:17

Ver todas