Notícias

Foto de: Sal: você sabe como consumi-lo corretamente?
Alimentação Saudável

Sal: você sabe como consumi-lo corretamente?

Conheça seis tipos do mineral

O sal é vital para a sobrevivência humana, uma vez que suas principais funções estão diretamente ligadas à contração muscular, incluindo o batimento cardíaco. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação de consumo de sal por pessoa é de até 5g por dia, o que equivale a 2g de sódio - uma colher de café contém 1g de sal. Em um dia de refeições, o ideal é utilizar até 3 colheres de café de sal distribuído nos preparos, pensando-se que as 2g restantes virão de alimentos processados. 

A população brasileira consome, diariamente, uma média de 12g de sal, ou seja, mais do que o dobro da quantidade recomendada. Se os brasileiros seguissem a recomendação, estima-se que seria possível reduzir em até 10% os níveis de pressão arterial, 15% dos óbitos por AVC e 10% das mortes por infarto. 

Agora você irá conhecer seis tipos de sal, mas lembre-se que apesar das características singulares de cada um, o importante é respeitar o limite diário de sal ingerido. Por isso, não se apegue muito à diferença de minerais entre eles, já que isso não impacta na quantidade de sódio ingerida. 

Conheça os principais tipos do mineral: 

Sal refinado

Este é o tipo mais consumido no Brasil e, justamente por isso, ele recebe a suplementação com iodo para prevenir o bócio, uma doença que causa o aumento da glândula tireóide quando não há iodo suficiente. Por conta do processamento para retirada de impurezas, esse sal perde parte de seus minerais. 

Sal marinho

É obtido a partir da evaporação da água, processo que mantém suas características, incluindo seus principais nutrientes. 

Sal grosso

É o sal marinho em granulações maiores, muito conhecido pelo uso em churrascos e por desidratar menos a carne, em comparação ao sal refinado.

Sal Light

É chamado de light pois parte do cloreto de sódio é substituído por cloreto de potássio em seu processo de retirada de impurezas. No entanto, é importante lembrar que isso não deve aumentar a quantidade consumida. 

Flor de sal

Este tipo tem se tornado famoso atualmente, principalmente na confeitaria. A flor de sal é o sal retirado manualmente da parte superficial das salinas e posto para secar ao sol. Tem esse nome porque parece uma flor, ou algo similar a um floco de neve, e é utilizado para finalizações, dando uma interessante textura crocante. 

Sal negro havaiano

Este sal é retirado de áreas próximas a vulcões, o que o torna rico em enxofre e tem um aroma que se parece com a gema de ovo.

Para evitar problemas de saúde, o Alimente-se Bem orienta: reduza o consumo de sal e utilize temperos naturais. Para te auxiliar, separamos algumas receitas voltadas à redução do consumo de sal no dia a dia, substituindo-o por ervas que prometem destacar seus sabores na receita. Confira:

Gersal

Sal de ervas

24/11/2020 09:43

Ver todas