Conheça a versatilidade do amendoim e saiba como adicioná-lo em receitas
Incluído em preparações doces e salgadas, presente no mercado fitness e serve como acompanhamento de um happy hour, o amendoim é um alimento versátil e saboroso, mas você sabe de onde ele veio?
Não há um local certo, porque alguns estudos dizem que a origem foi na América, enquanto outros indicam que ocorreu na Ásia e depois foi difundido aqui no continente. Entretanto, hoje, a maior concentração do fruto está na América do Sul.
Produção e exportação
No Brasil, a produção está em São Paulo e segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA), em 2019, o estado produziu cerca de 600 mil toneladas, o que representa 90% do amendoim brasileiro.
Desse número, quase 1/3 foi exportado para Rússia, União Europeia e Argélia e 39 mil toneladas de óleo de amendoim foram enviadas à China e à Itália.
Nutrientes
Por meio de combinações que exploram a potencialidade do alimento, como grande quantidade de vitaminas, minerais, fibras e proteínas, a leguminosa - que é prima do feijão - é saudável, saborosa e barata.
Contudo, apesar de nutritivo, o amendoim é um alimento bastante calórico, pois 100 gramas consumido cru possuem:
- Mais de 500 calorias;
- Cerca de 27 gramas de proteínas;
- Aproximadamente 43 gramas de gorduras nomeadas “do bem”;
- Por volta de 20 gramas de carboidratos;
- 8 gramas de fibra alimentar.
Receitas
A fim de diminuir esse valor calórico no formato in natura, sugerimos cinco receitas para adicionar o amendoim em algumas preparações:
- Pratos doces
- Pratos salgados
Hambúrgueres diferentes à parmegiana
5 curiosidades sobre o amendoim
1 - Os diabéticos podem se beneficiar com o consumo, pois o alimento interfere muito pouco nos níveis de açúcar do sangue e ajuda a melhorar a carga glicêmica da refeição em que é adicionado.
2 - O amendoim pode ser ingerido com a película vermelha, que é rica em fibras e antioxidantes, e torna o alimento ainda mais nutritivo.
3 - Por ser de fácil consumo, é ideal para o intervalo das refeições ou ser acrescentado em saladas verdes, farofas e saladas de frutas.
4 - Prefira as versões mais naturais possíveis, sem adição de gordura e açúcar. Uma opção é procurar pelas embalagens com o selo Pró-Amendoim que fiscaliza todas as etapas de produção e garante a boa procedência.
5 - Embora seja saudável, algumas pessoas possuem alergia ao amendoim. Desta forma, se atente aos sintomas como urticária, náusea, inchaço e falta de ar. Caso sinta alguma reação, procure um médico.
07/07/2022 10:46