Notícias

Foto de: Dia Mundial das Leguminosas
Alimentação Saudável

Dia Mundial das Leguminosas

Neste 10 de fevereiro, celebramos o terceiro Dia Mundial das Leguminosas, desde que a data foi implementada pela Organização das Nações Unidas, em 2018. O dia foi designado pela Assembleia Geral para reafirmar a contribuição das leguminosas à agricultura sustentável e o alcance da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

Características das leguminosas

As leguminosas são os grãos que se desenvolvem em vagens. Como exemplos, temos todos os tipos de feijões, o grão-de-bico, a soja, a lentilha e a ervilha. A alternância entre diferentes tipos de feijão e de outros legumes na alimentação diária amplia a nutrição e ainda traz novos sabores e diversidade para a alimentação.

A mistura de feijão com arroz é a mais popular no país, mas são várias as preparações apreciadas pelos brasileiros, como tutu à mineira, feijão-tropeiro, feijoada, sopa de feijão, acarajé, entre muitas outras. Feijão-branco, feijão-fradinho, ervilhas, lentilhas e grão-de-bico cozidos são consumidos também em saladas.

No entanto, os feijões contêm compostos chamados fatores antinutricionais que podem ter efeitos negativos sobre seu valor nutritivo, como inibidores de tripsina, fitatos, polifenóis e oligossacarídeos não digeríveis. Para você entender melhor, essas substâncias não deixam que alguns minerais sejam absorvidos pelo nosso corpo – os fitatos e polifenóis reduzem a absorção de zinco, magnésio e ferro. Já os oligossacarídeos não digeríveis, um tipo de fibra presente na casca das leguminosas, podem causar flatulências, e o remolho reduz esses desconfortos gástricos.

Alguns dos compostos das leguminosas são termolábeis, ou seja, desaparecem após o cozimento adequado. Outros, embora termoestáveis, que são resistentes a altas temperaturas, podem ter suas concentrações reduzidas por dissolução na água, o que ocorre durante o remolho.

Modo de preparo

O preparo de feijões e de outras leguminosas pode ser demorado, por causa do período prolongado de cozimento. No entanto, existem estratégias que podem abreviar esse tempo, como o remolho, que consiste em lavar os grãos e deixá-los de molho por algumas horas antes do cozimento. Mas não esqueça de descartar a água em que o feijão ficou de molho e usar outra para cozinhá-lo.

  • O Remolho serve para melhorar tanto o valor nutricional do grão, por causa dos fatores antinutricionais, quanto a maciez, na hora de comer, para realizá-lo:
  1. Coloque a leguminosa em uma peneira e lave sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com água.
  2. Cubra a tigela com um prato e deixe descansar por 8 a 12 horas na geladeira. A água deve ser trocada pelo menos uma vez.
  3. Descarte a água, enxague bem e leve para cozinhar.

Outra boa alternativa é cozinhá-lo em panela de pressão. Além disso, feijões cozidos em maior quantidade em um único dia podem ser armazenados no congelador para uso em preparações feitas ao longo da semana, deixando para temperar durante o preparo final após o descongelamento.

Diferentes tipos de feijão

Preto, branco, mulatinho, carioca, fradinho, fava e feijão-de-corda.

Alternativas ao feijão

Ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja.

Para comemorar o Dia Mundial das Leguminosas, que tal um prato delicioso para saborear em família? Confira essas receitas que separamos para você aproveitar e variar o feijão tradicional.

SOJA

LENTILHA

ERVILHA

FEIJÃO

10/02/2021 11:26

Ver todas