Notícias

Foto de: Como ler os rótulos dos alimentos e fazer escolhas mais conscientes
Alimentação Saudável

Como ler os rótulos dos alimentos e fazer escolhas mais conscientes

Em 2022, ocorreu a mudança da lei de rotulagem de alimentos no Brasil, com as novas regras estabelecidas e publicadas na RDC N° 429, e que entraram em vigor em 9 de outubro de 2022

Quase dois anos se passaram e o prazo para adequações nos rótulos dos alimentos encerrou, em 22 de abril de 2024.  

Exceto para os pequenos produtores e de bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis, que terão até outubro de 2024 e outubro de 2025, respectivamente, para se adequarem à nova rotulagem. 

Tabela nutricional 

Observe se no lugar do açúcar está incluído adoçantes que também devem ser consumidos com moderação

Na hora da compra, o custo e a praticidade são critérios que podem influenciar em uma alimentação saudável. 

Porém, como ter um olhar além do preço e da embalagem para escolher qual é a melhor opção do ponto de vista nutricional? 

Os nutrientes destacados nos selos frontais alertam para doenças, como obesidade, hipertensão e dislipidemia, que, atualmente, são consideradas um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.  

Esses selos têm o objetivo de o consumidor identificar, facilmente, quais alimentos possuem excesso de nutrientes, que fazem mal à saúde, e ajudar nas escolhas alimentares mais conscientes. 

Outro ponto, é considerar os selos com a lupa, que indicam o alto teor de açúcar adicionado (acrescentado no processamento dos alimentos), sódio (sal) e gordura saturada (sinalizados na rotulagem frontal). Quanto menor for esses valores, melhor

Entretanto, é importante verificar se no lugar de açúcar não está incluído adoçantes, como sucralose, stévia, aspartame, entre outros, que devem ser consumidos com moderação. 

Por isso, a Anvisa estabeleceu as quantidades máximas dos nutrientes. Veja na tabela abaixo os pontos de corte para o alto teor de nutrientes. 

Alto teor Alimentos sólidos e semissólidos Alimentos líquidos 
Açúcar adicionado 15 g ou mais por 100 g de alimento 7,5 g ou mais por 100 ml de alimento 
Gordura saturada 6 g ou mais por 100 g de alimento 3 g ou mais por 100 ml de alimento 
Sódio 600 mg ou mais por 100 g de alimento 300 mg ou mais por 100 ml de alimento 
Fonte: Anvisa

Os alimentos que ultrapassarem esses “pontos de corte'' devem, obrigatoriamente, exibir o selo com uma lupa acompanhado da expressão “alto em” e da identificação do nutriente excedido, como mostra a figura. 

Modelos de rotulagem frontal para alimentos com alto teor de três nutrientes* 

Lista de ingredientes 

Verifique a ordem dos ingredientes, pois os primeiros contêm mais quantidades

Geralmente, abaixo das tabelas estão descritos os ingredientes da preparação. Eles seguem uma ordem crescente, o primeiro ingrediente possui maior quantidade e assim por diante. 

Por exemplo, se você está em dúvida sobre qual pão de forma comprar e a ordem dos ingredientes for: farinha de trigo integral, açúcar, óleo e farinha de trigo enriquecida com ferro (branca), isso indica que o alimento possui mais farinha de trigo integral do que os demais ingredientes. 

Em seguida, é importante verificar se contém mais ou menos conservantes, pois pode fazer diferença, como: 

  • Ao escolher um iogurte, há opções integrais com apenas dois ingredientes (leite e fermento lácteo); 
  • Outras opções possuem muito mais ingredientes, com nomes que não reconhecemos como alimentos. Esses nomes estranhos indicam adição de corantes e conservantes artificiais (aditivos alimentares). 

Por isso, prefira consumir os que tem menor quantidade de ingredientes.  

Se gostou do conteúdo, compartilhe e observe os rótulos na hora da compra! 

24/05/2024 09:00

Ver todas