Notícias

Foto de: Descobrimento do Brasil: a influência dos doces portugueses na culinária brasileira
Receitas

Descobrimento do Brasil: a influência dos doces portugueses na culinária brasileira

O Brasil é um país que possui muita diversidade, pois a cultura teve várias influências vindas da Europa e da África, como os costumes, as músicas, o idioma e a alimentação.

Um exemplo, é a chegada dos portugueses aqui, em 1500, que consolidou, 22 de abril, o Dia do Descobrimento do Brasil.

Influência de Portugal na culinária brasileira

Durante o período da colonização, os portugueses trouxeram alguns alimentos para o cultivo, entre eles, as frutas vindas de outras colônias, especialmente as africanas, como: uva, figo, maçã, marmelo, pêssego, romã, cidra, tâmaras, melão e melancia.

Os portugueses também incluíram alimentos do Brasil nas preparações

Os portugueses também introduziram o açúcar, que teve importância histórica na economia do Brasil.

A partir disso, a culinária adotou os doces de ovos e das mais diversas frutas. Assim, surgiu a goiabada, a marmelada e a cajuada, bem como os docinhos de festas comuns em aniversários e casamentos. 

Os doces portugueses se tornaram mais populares no Brasil com a instalação da família real no Rio de Janeiro. A maioria deles iniciou em conventos e leva como ingredientes principais ovo e açúcar

As preparações também adicionam farinha de trigo, leite e nata, que são a base de muitos doces e sobremesas tradicionais por aqui.

Receitas

Com isso, o Alimente-se Bem adaptou dez receitas de doces, algumas utilizam o aproveitamento integral de alimentos, e todas apostaram na criatividade.

Confira:

Arroz doce picante

Bombocado de mamão

Pudim de banana e canela

Manjar de jabuticaba

Manjar com calda de tamarindo

Docinho delícia

Docinho verde

Docinhos de grãos

Beijinho de soja

Ambrosia de acelga

Índios, portugueses e outros povos

Alimentos plantados pelos índios e populares nas festas juninas

Antes da chegada dos europeus, às terras brasileiras já eram habitadas pelos povos indígenas. Eles cultivavam alimentos nativos, como mandioca, cará, milho, abóbora, banana, castanha e feijão.

Os portugueses também aprenderam a utilizar esses alimentos para incluí-los em suas receitas tradicionais. Entretanto, foram eles que trouxeram para a culinária brasileira alguns dos principais alimentos e hábitos alimentares que carregamos até hoje. 

Em solo brasileiro, eles cultivaram os cereais, como trigo, cevada e lentilha; e os vegetais, como couve, alface, pepino, abóbora, alho, cebola, cominho, coentro e gengibre. O gado e as aves também foram trazidos ao Brasil para criação e consumo.

Os costumes dos colonizadores influenciaram nas tradições, nos simbolismos e na culinária, mas com o passar dos anos, a migração de outros povos, como africanos, italianos, espanhóis, alemães, japoneses e árabes também contribuíram com a nossa cultura.

Se gostou deste conteúdo, compartilhe!

14/04/2023 16:03

Ver todas