Notícias

Foto de: Saiba quais alimentos consumir durante toda a estação com mais qualidade e preços mais baixos
Alimentação Saudável

Saiba quais alimentos consumir durante toda a estação com mais qualidade e preços mais baixos

No outono a temperatura começa a cair, os dias passam a ficar mais curtos e as folhas das árvores começam a amarelar. Junto com essa estação, vem a necessidade de uma alimentação que aqueça e alimente, trazendo os nutrientes necessários para o corpo e, ao mesmo tempo, sensação de conforto.

Essa estação, vai de 21 de março a 20 de junho, e tem temperaturas amenas, que variam de acordo com a região do país. Com o ar agora mais seco e com a mudança de temperatura, ficamos mais suscetíveis a gripes e resfriados e, é por isso que buscamos uma alimentação restauradora.

Outra característica da época é a diminuição dos preços dos alimentos, que chegam a custar menos do que no verão, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Um exemplo de alimentos que se destaca nessa estação é o abacate.Ele érico em vitaminas A, B e, em concentrações menores, vitaminas D e E. Ele ajuda a regular a atividade muscular devido a sua alta concentração de potássio. Por conter fitosterol, um composto funcional dos alimentos, acredita-se que possa ajudar no controle dos níveis de colesterol no sangue e melhora da imunidade. Estudos mostram que por conta da presença de antioxidantes na fruta, ela é capaz de combater o envelhecimento precoce e, sendo rica em gorduras promove uma hidratação na pele e cabelos.

No grupo dos legumes, a abóbora japonesa, também conhecida como cabotiã ou kabocha, veio da mistura da moranga e da abóbora moschata. Sua colheita acontece durante toda a estação, porém a época de plantio depende da região onde a abóbora é cultivada e das condições climáticas locais.O alimento, que tem como sua origem o Japão, é extremamente nutritivo, pouco calórico (apenas 38,6 calorias por 100 gramas) e tem em sua composição vitamina A e carotenóides, que é capaz de atuar na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, catarata, sensibilidade da pele à luz solar e do sistema imunológico. Contém também vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e fósforo. Ela pode ser usada em pratos doces, mas também é muito valorizada em pratos salgados por apresentar superior qualidade em sua textura, cor, sabor e rápido cozimento.

Quer economizar nos alimentos da nova estação? Para auxiliar, criamos uma tabela com frutas, legumes, verduras e pescados exclusiva da safra do outono! Clique aqui e confira!

30/04/2021 15:14

Ver todas