Notícias

Foto de: Milho
Alimentação Saudável

Milho

Insubstituível nas festas juninas e em inúmeras receitas

Presente no bolo de fubá, na canjica, na pamonha e em muitas outras receitas doces e salgadas, não é exagero dizer que o milho é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros. Entre maio e julho, então, o que mais se vê é a preparação de delícias que o utilizam como matéria-prima em uma das festas mais queridas do país – a junina. E isso acontece porque essa é a melhor época para adquiri-lo.

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de milho. Além disso, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares, no Brasil, o seu consumo per capita, incluindo de seus derivados, no período de 2017 a 2018, foi de 16,6 gramas por dia.

O alimento é uma excelente fonte energética, oferecendo 129 kcal a cada 100 gramas (quando cozido). Além disso, ele ainda contribui com, aproximadamente, 26,7 gramas de carboidrato, 6,16 gramas de proteína e 3,66 gramas de fibras alimentares, além de quantidades consideráveis das vitaminas A e B1. 

Muita gente, no entanto, não sabe que existem diversos tipos de milho, e que cada um é utilizado com propósitos específicos. Conheça alguns deles:

  • Milho doce: também conhecido como milho verde, é utilizado para preparar bolos, sucos e doces. Além disso, também pode ser consumido cozido, sendo encontrado na forma natural ou em lata;
  • Milho dentado: recebe esse nome pelo seu formato. É utilizado principalmente na alimentação de animais e na produção de xaropes;
  • Milho mole: apresenta uma textura mais macia e um sabor doce característico, sendo a opção ideal para o preparo de canjica ou para a produção de farinhas;
  • Milho duro: possui um grão mais rígido, sendo muito utilizado na produção de farinhas;
  • Milho de pipoca: é um grão pequeno e seco, utilizado para a preparação de pipoca.

Marcando presença constante na mesa dos brasileiros, o milho pode tomar parte tanto em receitas tradicionais quanto nas mais inovadoras. Então separamos aqui três deliciosos preparos à base desse cereal tão querido para você saborear. Clique e confira:

RECEITAS

Sopa de milho verde com leite de coco

Esfirras de milho

Bolo de bagaço de milho

02/06/2021 18:20

Ver todas