Notícias

Foto de: De norte a sul do Brasil, confira os costumes e as opções de receitas para celebrar às Festas Juninas
Receitas

De norte a sul do Brasil, confira os costumes e as opções de receitas para celebrar às Festas Juninas

Pinhão, amendoim, pamonha, bolo de milho, arroz-doce, canjica, pipoca e quentão são algumas comidas típicas de Festas Juninas

No Brasil, cada região tem os próprios costumes de celebrar, com músicas, danças, brincadeiras e culinária. Confira: 

Norte 

Bolo de mandioca

No estado do Amazonas, o tradicional Festival Folclórico de Parintins ofusca as comemorações juninas, pois ocorre em junho. 

Lá o sertanejo e o forró são substituídos pelo ritmo do Boi Bumbá, e há o desfile competitivo dos grupos dos bois Garantindo e Caprichoso, que reúne milhares de pessoas em um sambódromo. 

Entretanto, as festividades acontecem no restante do Norte, e os alimentos mais consumidos são milho e mandioca, também conhecida como maniba.  

Eles são incluídos no preparo de bolos, cuscuz, mingau de milho, maniçoba, tacacá com tucupi, vatapá e caruru. 

Nordeste 

Bolo de milho

A região reúne um dos maiores arraiás do Brasil, com destaque para Caruaru (PE) e Campina Grande (PB). As cidades são embaladas pelas músicas de Luiz Gonzaga e shows sertanejos. 

Já em São Luiz (MA) ocorre a festa Bumba Meu Boi, com mais de 100 grupos que se apresentam nessa época. 

No caso das comidas, quando se trata de festa junina nordestina, o ingrediente principal é o milho. 

Como a colheita ocorre em junho por lá, o alimento é utilizado em bolo de milho, pamonha, curau, o próprio milho cozido e canjica, também conhecida como mungunzá. 

Curiosidade:  

  • No Nordeste, a canjica é chamada de mungunzá: uma preparação feita com milho branco semelhante ao curau. Já no Sudeste, o curau é feito com milho amarelo e as pessoas adicionam canela, e consomem frio ou quente. 

Centro-Oeste 

Bolo de amendoim

Na região, os costumes são influenciados pelos países que fazem fronteira, como a música tocada pela polca paraguaia e a viola de cocho boliviana

Na cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, ocorre o tradicional “Banho de São João”. Na noite de 24 de junho, os fiéis vão ao Rio Paraguai para banhar as imagens dos santos pedindo bênçãos e proteção. 

Já a culinária é incrementada pela sopa paraguaia, uma espécie de bolo salgado feito à base de milho, queijo e cebola

Eles também utilizam o amendoim para fazer bolos e cocadas, e costumam preparar arroz-doce, broa de fubá, quentão e vinho quente. 

Sudeste 

A pescaria reúne adultos e crianças na brincadeira

As festas também são chamadas de quermesses, com enfeites de bandeirinhas e balões, e barracas de brincadeiras, como argolas, pescaria, tomba-lata, boca do palhaço e bingo. 

Os estilos de músicas são o sertanejo e o forró. Já a dança, encena a quadrilha e o casamento caipira, com roupa de estampa xadrez e chapéu caipira remetendo ao interior de Minas Gerais e São Paulo. 

As comidas típicas são feitas a partir do milho e do amendoim, e a região ainda incorpora outros pratos, como pizza, pastel e cachorro-quente, pão com carne-louca, churrasco, pão de queijo e feijão tropeiro. 

Os arraiás, geralmente, são realizados em escolas, igrejas e outras instituições, com o objetivo de arrecadar fundos e reunir a comunidade. 

Sul 

Junho é a época do pinhão

Por ser a região mais fria do país, os trajes são compostos por botas, bombachas, lenços e vestidos de prenda, e as pessoas dançam sob o ritmo do vanerão. 

O pinhão é o alimento que enche as mesas das festividades, pois a colheita ocorre entre abril e junho. Além disso, há preparações, como arroz carreteiro, churrasco gaúcho, paçoca e pipoca.  

No caso das bebidas, como a região é forte na produção de vinho, é comum o preparo de vinho quente e quentão.  

Receitas   

Utilize alimentos da safra nas preparações

Pensando na variedade de pratos, de norte a sul do Brasil, e para ajudar a incrementar nas festividades, o Alimente-se Bem separou 20 sugestões de receitas, entre pratos salgados, doces e bebidas. 

Pratos salgados Pratos doces Bebidas  
Arroz caipira Batata-doce tropical Chá de gengibre e uva 
Bobó de frango com talos Bolo de batata-doce Quentão de casca de laranja sem álcool 
Canjiquinha especial Bolo de abóbora com coco  
Grãos coloridos Bolo de aipim sem glúten   
Mandioqueijo Bolo de bagaço de milho  
Pão de mandioca Bolo de gengibre e laranja  
Quiche de casca de abóboraCocada cremosa de batata- doce  
Salada de pinhãoPraliné junino  
Torta de ricota com casca de abóbora Surpresa de canjiquinha   

Curta os arraiás, prepare suas receitas e compartilhe o conteúdo!  

14/06/2024 09:00

Ver todas