Notícias

Foto de: Aprenda a fazer bolos econômicos e criativos com o aproveitamento integral de frutas e legumes
Receitas

Aprenda a fazer bolos econômicos e criativos com o aproveitamento integral de frutas e legumes

O outono está aí e com a temperatura mais baixa, nada melhor do que ligar o forno para aquecer a casa e aproveitar para assar um daqueles bolos de vó.

O bolo é uma ótima opção para servir nas refeições intermediárias acompanhado de uma xícara de café ou chá, e reunir todos à mesa em um momento confortável e descontraído.

Para isso, o Alimente-se Bem indica algumas receitas de bolos econômicos e criativos, como o bolo econômico de chocolate e o bolo de café, e preparações que diminuem o desperdício de alimentos, por meio da utilização de frutas que estão muito maduras para serem consumidas frescas ou caso tenha comprado a mais.

É possível adicionar bananas bem maduras no bolo de banana que fica pronto em uma hora, ou juntar as cenouras que sobraram da semana para preparar o bolo de banana e cenoura.

Essa preparação é uma versão do bolo tradicional e utiliza as cascas de bananas que possuem diversos nutrientes. 

Receitas com aproveitamento integral

Cascas de frutas e legumes podem ser adicionadas em receitas de bolos

Normalmente, as pessoas descartam as partes não convencionais dos alimentos, pois desconhecem como aproveitá-las. Entretanto, o uso integral dos alimentos é uma forma de economizar e deixar as receitas ainda mais saborosas e nutritivas. 

Por isso, o programa separou mais receitas de bolos que acrescentam o aproveitamento integral das frutas:

Bolo de casca de banana

Bolo de casca de abacaxi

Bolo de frutas

Para te ajudar a selecionar quais partes podem aproveitar e como agregá-las às suas receitas, confira o e-book Tabela de composição das partes não convencionais dos alimentos.

Além das frutas, é possível também utilizar legumes na integralidade e adicionar verduras em bolos tradicionais de aipim, milho ou produtos derivados, como o fubá e a puba.

Veja a seguir:

Bolo de bagaço de milho

Bolo nutritivo de chuchu com casca 

Bolo nutritivo de abobrinha

Bolo especial de berinjela

Bolo de hortelã

Agribolo

Bônus 

Caso você prefira receitas sem glúten e que podem ser consumidas por pessoas alérgicas ou intolerantes à proteína, as dicas são bolo de aipim sem glúten e bolo baiano.

Comensalidade

Quando possível, faça as refeições em companhia

Cozinhar e comer juntos são atos que envolvem os sentidos e carregam significados que vão além da necessidade de nutrir o corpo, pois o alimento cria memórias, e desperta afeto e carinho

Abaixo, algumas dicas sobre a comensalidade:

1 - Coma com regularidade e atenção 

Faça suas refeições diárias em horários semelhantes e evite “beliscar” nos intervalos entre elas. Coma devagar e desfrute do que está comendo, sem se envolver com outra atividade. 

2 - Coma em ambientes apropriados 

Se alimente em locais limpos, confortáveis e tranquilos, e onde não haja estímulos para o consumo exagerado de alimentos.

3 - Coma em companhia 

Sempre que possível, prefira comer em companhia de familiares, amigos e colegas de trabalho ou escola. Compartilhe também as atividades domésticas que antecedem ou sucedem o consumo das refeições.

Ao adotar essas orientações, é possível obter melhor digestão dos alimentos, controle mais eficiente do que e quanto comer, e maior interação social.

Além de compartilhar as refeições, compartilhe este conteúdo também para mais pessoas saberem desses benefícios! 

19/04/2023 09:00

Ver todas