Aprenda a fazer bolos econômicos e criativos com o aproveitamento integral de frutas e legumes
O outono está aí e com a temperatura mais baixa, nada melhor do que ligar o forno para aquecer a casa e aproveitar para assar um daqueles bolos de vó.
O bolo é uma ótima opção para servir nas refeições intermediárias acompanhado de uma xícara de café ou chá, e reunir todos à mesa em um momento confortável e descontraído.
Para isso, o Alimente-se Bem indica algumas receitas de bolos econômicos e criativos, como o bolo econômico de chocolate e o bolo de café, e preparações que diminuem o desperdício de alimentos, por meio da utilização de frutas que estão muito maduras para serem consumidas frescas ou caso tenha comprado a mais.
É possível adicionar bananas bem maduras no bolo de banana que fica pronto em uma hora, ou juntar as cenouras que sobraram da semana para preparar o bolo de banana e cenoura.
Essa preparação é uma versão do bolo tradicional e utiliza as cascas de bananas que possuem diversos nutrientes.
Receitas com aproveitamento integral
Normalmente, as pessoas descartam as partes não convencionais dos alimentos, pois desconhecem como aproveitá-las. Entretanto, o uso integral dos alimentos é uma forma de economizar e deixar as receitas ainda mais saborosas e nutritivas.
Por isso, o programa separou mais receitas de bolos que acrescentam o aproveitamento integral das frutas:
Para te ajudar a selecionar quais partes podem aproveitar e como agregá-las às suas receitas, confira o e-book Tabela de composição das partes não convencionais dos alimentos.
Além das frutas, é possível também utilizar legumes na integralidade e adicionar verduras em bolos tradicionais de aipim, milho ou produtos derivados, como o fubá e a puba.
Veja a seguir:
Bolo nutritivo de chuchu com casca
Bônus
Caso você prefira receitas sem glúten e que podem ser consumidas por pessoas alérgicas ou intolerantes à proteína, as dicas são bolo de aipim sem glúten e bolo baiano.
Comensalidade
Cozinhar e comer juntos são atos que envolvem os sentidos e carregam significados que vão além da necessidade de nutrir o corpo, pois o alimento cria memórias, e desperta afeto e carinho.
Abaixo, algumas dicas sobre a comensalidade:
1 - Coma com regularidade e atenção
Faça suas refeições diárias em horários semelhantes e evite “beliscar” nos intervalos entre elas. Coma devagar e desfrute do que está comendo, sem se envolver com outra atividade.
2 - Coma em ambientes apropriados
Se alimente em locais limpos, confortáveis e tranquilos, e onde não haja estímulos para o consumo exagerado de alimentos.
3 - Coma em companhia
Sempre que possível, prefira comer em companhia de familiares, amigos e colegas de trabalho ou escola. Compartilhe também as atividades domésticas que antecedem ou sucedem o consumo das refeições.
Ao adotar essas orientações, é possível obter melhor digestão dos alimentos, controle mais eficiente do que e quanto comer, e maior interação social.
Além de compartilhar as refeições, compartilhe este conteúdo também para mais pessoas saberem desses benefícios!
19/04/2023 09:00