Notícias

Foto de: Alimentos da estação do outono: receitas, benefícios e aproveitamento integral
Economia

Alimentos da estação do outono: receitas, benefícios e aproveitamento integral

Com a chegada do outono, as frutas e os legumes estão no ponto certo de colheita. Isso ocorre por causa da redução das chuvas e do aumento dos ventos, o que leva à queda das folhas, as temperaturas amenas e a safra de alguns alimentos durante a estação.

Nessa época, é possível encontrar abacate, carambola, caqui, goiaba, laranja, limão, mamão, maracujá, melão e mexerica que são mais saborosas e baratas.

Para aproveitá-las em receitas e saber quais são os benefícios que elas trazem à saúde, o Alimente-se Bem separou quatro alimentos.

Abacate

O Brasil é o único país onde o abacate é consumido com açúcar

A fruta é rica em potássio e gorduras boas que ajudam na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL) e no aumento do bom (HDL), bem como é bastante versátil, pois pode ser consumida in natura e adicionadas em preparações doces e salgadas.

Exemplo disso são as receitas nhoque de abacate e flan de abacate. Elas podem ser feitas para um almoço em família, devido render boas quantidades de porções e levar menos de uma hora de preparo.

Abóbora japonesa (cabotiã)

Com consistência macia e sabor um pouco mais doce do que os outros tipos, essa abóbora também é conhecida como cabotiã (kabocha) e pode ser incluída em uma série de receitas, como saladas, cozidos, refogados, sopas, purês, pães, bolos, pudins e doces.

É fonte de betacaroteno, nutriente precursor da vitamina A, e fornece vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo

Além dos benefícios da polpa, as sementes contêm fibras, ferro e proteínas, e podem ser consumidas nas receitas saladas com sementes e sementes de abóbora crocante. Logo, as brotações das folhas podem ser feitas refogadas

Outra opção para aquecer nos dias mais frios da estação, é utilizar a polpa no preparo de creme de abóbora com frango. A receita é cremosa, nutritiva e adiciona talos de espinafre.

Alimentos que podem ser adicionados em receitas doces e salgadas

Assim como o abacate, a abóbora japonesa é versátil e também pode ser incluídas em sobremesas, como pudim de leite com frutas cristalizadas e casca de abóbora 

As receitas sugeridas utilizam aproveitamento integral, a fim de contribuir com a sustentabilidade, economia e evitar o desperdício doméstico de alimentos. 

Batata-doce

Outro alimento versátil, a batata-doce pode ser consumida cozida, assada ou frita, e com casca, onde concentra a maior parte da vitamina C e fibras.

Com o sabor levemente adocicado, ela pode ser adicionada em preparações doces e salgadas, como purês, cremes, pães, bolos e doces. 

Para isso, é possível utilizar a polpa na sobremesa de batata-doce tropical, e aproveitar as cascas para enriquecer o arroz do dia a dia com a receita arroz caipira.

Em geral, a batata-doce é uma ótima fonte de vitamina A, fornece quantidades razoáveis de vitamina C e algumas vitaminas do complexo B, e por ser rica em carboidratos, proporciona alto valor energético.

Mexerica

Fruta que ajuda a fortalecer o sistema imunológico

As mexericas e tangerinas são frutas cítricas ricas em vitamina C, e ótimas para serem consumidas após o almoço ou jantar, devido a vitamina ajudar na melhora da absorção do ferro presente nos feijões e folhas verde-escuras. 

A casca é aromática e fácil de remover, mas antes de descartá-la, ela pode ser utilizada para preparar doce de casca de mexerica ou cookies de cascas de frutas e chocolate.

É possível fazer essas receitas com qualquer uma das variedades da fruta. As principais cultivadas no Brasil são: cravo, poncã (ponkan), dancy e montenegrina. 

Outros alimentos da estação outono

Para ajudar nas escolhas alimentares, confira outras frutas, legumes e verduras de outono. 

Frutasatemóia; banana; caqui; carambola; laranja; limão; kiwi nacional; maçã gala; mamão; pêra estrangeira; tangerina cravo e uva estrangeira.
Legumesabóbora seca; abobrinha brasileira; cará; chuchu; inhame; jiló; mandioca e mandioquinha.
Verdurasacelga; chicória; folha de uva; louro; milho verde; moyashi; mostarda; nabo; repolho; rúcula e salsa.
Fonte: Tabela da CEAGESP

Dicas

  1. Confira o valor nutritivo de polpa, cascas, sementes e talos de  alimentos na tabela de composição das partes não convencionais dos alimentos;
  2. Para guardar essas partes não convencionais dos alimentos de forma segura e correta, conheça os métodos de conservação.
06/04/2023 09:00

Ver todas