Notícias

Foto de: Mamão: fruta da safra, aproveitamento integral, tipos e receitas
Receitas

Mamão: fruta da safra, aproveitamento integral, tipos e receitas

Com coloração alaranjada e sabor adocicado, o mamão é uma das frutas que possui os antioxidantes betacaroteno e licopeno, que são responsáveis pela coloração de alguns alimentos e contribuem com diversos benefícios à saúde.

O fruto é originário da América Central e, atualmente, o Brasil é um dos principais produtores, junto com países das Américas Central e do Sul, somando 47% da produção ao longo do ano.

Consumo e aproveitamento integral 

A polpa é a parte mais consumida, mas as sementes e a casca também são fontes de nutrientes.  

Na composição das sementes, é possível encontrar lipídios, carboidratos, proteínas, fibras e antioxidantes. Já na casca do mamão é composta por boa quantidade de  vitamina C, fibras  e carotenóides.

Para aproveitar a casca e esses nutrientes, sugerimos a preparação Farofa de mamão que pode ser servida como acompanhamento de refeições.

A receita pode acompanhar carnes e arroz - Foto: Karim Kahn/SESI-SP

Nutrição, benefícios à saúde e receitas 

  • Fortalece o sistema imunológico, pois é rico em vitamina C;
  • Possui grande quantidade de vitamina A que auxilia na saúde da pele e da visão;
  • Por conter alto valor de fibras, o mamão ajuda no funcionamento intestinal, devido a ação laxante, diurética e digestiva;
  • A polpa e as sementes contribuem para a prevenção e o tratamento da obesidade e doenças crônicas, como pressão alta, diabetes e colesterol.

Você pode adquirir esses benefícios e sabor no preparo das receitas abaixo:

Bebida

Refresco de Casca de Mamão com Laranja

Vitaminado de Soja

Salada

Salada de Frutas com Cevadinha

Salada de Frutas com Creme de Jatobá

Salada de Mamão com Aveia

Salada Fantasia

Acompanhamento 

Wrap de moela com Mamão verde

Cuscuz de Frutas

Sobremesa

Bombocado de Mamão

Geleia de Casca de Frutas

Mamão verde possui vitamina C e fibras

Algumas dessas preparações utilizam mamão verde e qualidades diferentes da fruta. Veja na tabela a seguir a composição da polpa e da casca da fruta verde, e abaixo algumas diferenças de tipos de mamão.

Mamão verde PolpaCasca
Proteínas (g)0,820,47
Carboidratos (g)10,649,04
Lipídeos  (g)0,1800,290
Fibras  (g)2,161,99
Vitamina C (mg)35,0087,00
Carotenóides (mg)0,3105,880
Cálcio (mg)0,100,08
Potássio (g)0,420,56
Fósforo (mg)0,0430,014
Água (%)8990
Tabela de composição das partes não convencionais dos alimentos do Programa Alimente-se Bem

Diferenças entre tipos de mamão e cultivo

Há cerca de 57 espécies de mamão no mundo e os mais encontrados no Brasil são os tipos formosa e papaya, sendo que o formosa possui mais quantidade de fibras e tamanho maior, mas ambos tem formato ovoide.

A qualidade formosa também possui casca lisa e verde, porém a cor altera para amarelo ou alaranjado quando está maduro, e a polpa varia de cor entre o amarelo e o rosa avermelhado.

A fruta é uma das mais exportada no país e a região nordeste é mais favorável para o plantio, por causa do clima quente. 

A temperatura ideal para cultivo e amadurecimento é em média de 25ºC, mas a planta adulta suporta até 4ºC. No caso do solo, é indicado evitar os arenosos e argilosos.

Curiosidades das folhas

As folhas do mamão apresentam benefícios, mas para algumas pessoas o consumo pode ser tóxico

As folhas do mamão apresentam alto teor de fibras alimentares e compostos como polifenólicos, flavonoides e saponinas, que auxiliam na saúde do coração, e na redução dos níveis de glicemia e colesterol.

Apesar dessa parte não convencional apresentar efeitos benefícios, é importante ressaltar que a folha pode ser tóxica, devido a presença do látex, que é a defesa natural da planta contra os predadores.

Por conta disso, o consumo pode ser prejudicial às pessoas que possuem alergia ao látex de borracha, e às gestantes, pois a substância pode induzir a contração do útero ou malformações do bebê.

19/09/2022 10:00

Ver todas