Notícias

Foto de: Dia Mundial da Alimentação e dois anos do portal Alimente-se Bem: aprenda os 10 passos do aproveitamento integral dos alimentos
Alimentação Saudável

Dia Mundial da Alimentação e dois anos do portal Alimente-se Bem: aprenda os 10 passos do aproveitamento integral dos alimentos

Cerca de 150 países celebram, em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, e a comemoração é em dobro, pois este mês é aniversário de dois anos do portal Alimente-se Bem, um programa do Sesi-SP.  

O trabalho é referência em educação alimentar e nutricional, saúde, economia e sustentabilidade, ao incentivar o hábito do aproveitamento integral de frutas, legumes e verduras no preparo de receitas nutritivas, saborosas e sem desperdícios.  

A prática é uma forma de diminuir o descarte de alimentos, pois o Brasil está entre os 10 países no mundo que mais desperdiçam ao longo de toda a cadeia produtiva: colheita, manuseio, armazenamento, transporte e domicílio.  

Os 10 passos do aproveitamento integral dos alimentos  

Aproveitar o alimento na sua integralidade ajuda a evitar o desperdício

Para ensinar o uso das partes não convencionais, como folhas, talos, ramas, cascas e sementes, o Alimente-se Bem desenvolveu os 10 passos do aproveitamento integral dos alimentos, com dicas simples de consumo consciente que podem ser integradas na rotina.  

1 - Planeje e elabore: Organize o cardápio e escreva a lista de compras a partir dele. Para isso, é importante conhecer o hábito alimentar e as preferências da sua família, e incentivá-los a provar novos pratos

2 - Compre de quem produz: Dê preferência a produtores locais, pois contribui com o trabalho do pequeno agricultor da região, ajuda na redução da emissão de gases ocasionada pelo transporte e é mais fácil para adquirir o alimento na forma integral. 

Comprar direto do produtor contribui com a economia local

3 - Aparência não é tudo: O tamanho, a forma ou a cor, da fruta ou legume, não determinam o valor nutritivo, pois alimentos imperfeitos, ainda são alimentos.   

4 - Tá barato? Não compre em excesso: Conheça o consumo médio de sua família, e mesmo que os preços estejam baixos, não compre em uma quantidade maior do que pode consumir, pois, mesmo pagando pouco, parte do gasto irá para o lixo.   

5 - Comprou? Cuide bem: Armazene as partes não convencionais dos alimentos de forma correta, para possibilitar o uso por um prazo maior e evitar que estraguem.   

6 - Abra-se ao novo: Pesquise e prepare receitas deliciosas e nutritivas com cascas, talos, folhas e sementes.   

7 - Quem congela sempre tem: A dica vale tanto para receitas com aproveitamento integral de alimentos e para algumas partes não convencionais, que também podem ser congeladas. Por isso, na hora de cozinhar a refeição, prepare uma porção a mais e congele para evitar o consumo de fast-food nos dias mais corridos.    

8 - Bons pratos para bons momentos: Comer não se resume apenas a ingerir o alimento. O ato também está relacionado às emoções, à companhia e às memórias afetivas. Portanto, escolha um momento agradável para propor e compartilhar pratos com o uso do aproveitamento integral.   

Comer em família e entre amigos cria lembranças afetivas

9 - Aproveite as sobras: As sobras não são restos. Elas representam o que permanece na panela depois do preparo do alimento. Já os restos são aquilo que ficou no prato após uma refeição. Se as sobras forem armazenadas de forma adequada, elas poderão ser transformadas em pratos diferentes na refeição seguinte.   

10 - Avalie, replaneje e siga: Sempre que preciso, repense as ações. Se vai comprar e encontrou um alimento em promoção, que não fazia parte do cardápio planejado, troque-o por outro do mesmo grupo. Se um preparo com aproveitamento integral não teve uma boa aceitação, não desista, tente outras receitas. Se preparou e sobrou, avalie se a aceitação não foi boa ou se fez uma quantidade muito grande. Siga o caminho do aproveitamento integral para ganhar em saúde e sabor, economizar e colaborar com a redução do desperdício. 

Esses passos podem ser colocados em prática por meio das receitas do programa, como bebidas, acompanhamentos, saladas, opções de pratos para refeições principais, sopas e sobremesas. 

Dia Mundial da Alimentação 

A FAO reúne esforços para combater à fome e à pobreza

A data é comemorada, desde 1981, para abordar questões relacionadas à alimentação no mundo e lembrar da criação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. 

O objetivo da FAO é alcançar a segurança alimentar para todos e garantir que as pessoas tenham acesso regular a alimentos de boa qualidade, a fim de terem uma vida ativa e saudável. 

No entanto, de acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar, publicado em 8 de junho deste ano, durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, mais da metade da população (58,7%) enfrenta algum grau de insegurança alimentar.  

Isso significa que 125,2 milhões de brasileiros estão em condições que variam entre a insegurança: 

  • Leve: quando há alguma incerteza quanto ao acesso a alimentos em um futuro próximo e/ou quando a qualidade da alimentação já está comprometida; 
  • Moderada: quando há uma quantidade insuficiente de alimentos;  
  • Grave: privação no consumo de alimentos e fome. 

Nesse sentido, o inquérito também apontou que desde a última pesquisa, realizada no final de 2020, o total de domicílios com moradores que convivem com a fome saltou de 9% para 15,5%, o que totaliza 33,1 milhões de brasileiros.  

Desperdício de alimentos e Agenda 2030 da ONU 

Parte do desperdício de alimentos ocorre em casa

Em paralelo a esse cenário, a pesquisa Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil, da Embrapa e FGV, com base em 2018, mostra que uma família média brasileira descarta quase 130 quilos de comida por ano.   

As perdas ocorrem em várias etapas até chegar à mesa do consumidor. Calcula-se que aproximadamente: 

  • 10% da produção é perdida ainda na colheita;
  • 50% durante o manuseio e o transporte; 
  • 30% nas centrais de abastecimento (Ceasas); 
  • 10% são desperdiçados em supermercados, serviços de alimentação e domicílios. 

Para minimizar essa situação, há alguns compromissos assumidos pelos países, como a Agenda 2030 da ONU, lançada em 2015.

O documento é um plano de ação global que propõe medidas concretas para atingir até 2030 um mundo mais justo, próspero e ambientalmente saudável

Faltam oito anos para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU

A agenda possui 17 objetivos gerais, popularmente conhecidos como os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Uma das metas (12.3) é reduzir pela metade o desperdício alimentar global per capita no varejo e em ambiente doméstico, bem como diminuir as perdas ao longo das cadeias de produção e fornecimento. 

O cumprimento da agenda é de responsabilidade coletiva entre o governo, setor empresarial e sociedade civil para contribuir com a sustentabilidade e com os oito anos que ainda faltam para atingir a meta da ONU

Equipe do programa Alimente-se Bem - Sesi-SP 

14/10/2022 10:00

Ver todas