Conheça a origem da torta e as diversas receitas salgadas, doces e vegetarianas para variar no cardápio
A palavra torta no dicionário significa espécie de pastelão cozido ao forno, feito com massa de farinha, e recheado com ingredientes variados, tanto salgados quanto doces.
Entretanto, vamos entender qual a origem dessa preparação, que agrada a maioria das pessoas, e como ela chegou aqui.
Origem da torta
Os registros mais populares dizem que a torta surgiu na Grécia Antiga, onde era feita como oferenda à deusa Artêmis: a divindade da natureza, das plantações, da caça e da fertilidade, para agradecer a boa colheita ou o nascimento de uma criança.
As tortas eram feitas com recheios de frutas e cereais, e em formato redondo, como referência à Lua.
Já os hieróglifos egípcios mostram as tortas como bolos recheados com mel, nozes e frutas, enquanto os romanos e antigos gregos, que já ofertavam à deusa, também jantavam tortas recheadas com doces e carnes.
As de carne, eles usavam a massa apenas como recipiente para preservar a maciez da proteína e não para comer como recheio.
Demorou alguns séculos e atualizações da receita para que a ideia de comer a crosta e o recheio juntos fosse praticada.
Brasil, EUA e Europa
No Brasil, a torta começou a ser feita com a chegada da família real portuguesa, em 1808. Na época, os principais ingredientes eram os ovos e o açúcar, que serviam para adoçar a massa.
Com o passar do tempo, a receita foi adaptada aos sabores e ingredientes brasileiros, e tornou-se um prato bastante consumido no país.
Em Portugal, o que eles conhecem como torta é um bolo enrolado, que aqui é chamado de rocambole.
Na França, a torta mais famosa é a Tarte Tatin, uma preparação de frutas que é assada ao contrário, com o recheio por baixo, e que só revela a aparência quando é desenformada.
Já a Apple Pie (torta de maçã) é famosa nos Estados Unidos e faz parte dos pratos típicos do Dia de Ação de Graças.
Receitas
No país, a torta está presente em festas e outras comemorações, padarias, confeitarias e restaurantes, bem com é uma opção saborosa e prática para ser servida em reuniões familiares, lanches ou incluídas em refeições.
As versões mais nutritivas podem conter cereais integrais, quantidades menores e melhores de gorduras, vegetais e proteínas magras.
Para ajudar a variar o cardápio, o Alimente-se Bem separou algumas sugestões de receitas de tortas:
Curiosidades do preparo de tortas pelas regiões do Brasil
- Norte: a culinária é marcada pela influência indígena e pelos alimentos encontrados na Floresta Amazônica, como a Torta de cupuaçu;
- Nordeste: na Bahia, é tradicional a Torta de aipim com coco;
- Norte e Nordeste: há tortas feitas com a farinha de mandioca, como a tapioca, e a Torta de banana;
- Centro-oeste: a culinária é influenciada pela cultura indígena e pelos costumes dos tropeiros. A Torta goiana é um exemplo disso, pois combina carnes e queijos. Outra torta típica é a de pequi, preparada com o fruto do Cerrado.
- Sudeste: feita com frutos frescos do mar, a Torta capixaba é típica do Espírito Santo. Em São Paulo, o destaque é para a Torta paulista, uma combinação de carne moída, presunto e queijo. Já no Rio de Janeiro, a Torta alemã, feita com biscoitos champanhe e creme de manteiga, é uma das preferidas dos cariocas.
- Sul: preparada com nozes, leite condensado e chocolate, a Torta de nozes é clássica no Rio Grande do Sul. Já em Santa Catarina, a Torta de maçã é uma das mais famosas, com massa crocante e recheio suculento.
Base de tortas e opção para pessoas alérgicas
A massa tradicional da torta é à base de manteiga ou outra gordura, farinha de trigo e ovos, e preparada no liquidificador.
Outra sugestão, é compor a base com cereais diferentes, por exemplo: farinhas diversas, arroz, tubérculos e aveia.
Com essa variedade, é possível transformar as receitas em opções seguras para os intolerantes à lactose e alérgicos ao substituir o leite e as farinhas com glúten.
Há ainda massas de tortas à base de leguminosas, com farinha de grão-de-bico, que possui maior valor proteico.
Logo os recheios podem ser salgados, doces ou vegetarianos. Já a quiche é um tipo de torta aberta, sem a tampa de massa, e o recheio é feito com creme de leite, ovos e especiarias, como noz-moscada.
Se curtiu o conteúdo, compartilhe e faça suas receitas!
08/03/2024 09:00