Notícias

Foto de: Glúten: é vilão ou mocinho?
Alimentação Saudável

Glúten: é vilão ou mocinho?

Nos últimos tempos, o glúten deixou de ser um simples ingrediente e se tornou um dos mais recentes vilões da alimentação e culpados pelo ganho de peso e mal-estar intestinal de muitas pessoas. Porém, com a má fama criada, vamos entender o que é essa proteína e como ela age no organismo.

O glúten é a combinação de dois grupos de proteínas, a gliadina e a glutenina, encontradas em grãos de trigo, cevada e centeio.

Algumas pessoas decidem excluí-lo da alimentação com a crença de perda de peso, porém não há dados científicos que comprovem isso. 

A dieta restritiva, que elimina totalmente o glúten da alimentação, só é necessária para quem apresenta algum tipo de reação adversa ao seu consumo, como a doença celíaca (DC) ou intolerância. As pessoas que não foram diagnosticadas com nenhuma dessas condições, não precisam excluir o glúten da dieta.

Segundo o Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar, de 2018, os fatores de risco associados ao desenvolvimento das alergias são vastos, incluindo os genéticos e ambientais. 

No entanto, poucas são as evidências a respeito de intervenções que possam minimizar o aparecimento das alergias. A única medida que diminui a chance é a amamentação exclusiva com leite materno até os seis meses.

Se você tem doença celíaca, é essencial ler atentamente os rótulos dos alimentos antes de comprá-los, e perguntar sobre os ingredientes utilizados nas receitas, quando for comer qualquer coisa fora de casa.

Para saber mais sobre o glúten, assista ao vídeo explicativo com a nutricionista Aline Pendeza: https://alimentesebem.sesisp.org.br/videos?&id=860 

07/12/2021 13:32

Ver todas